No último sábado (29), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais um mutirão de cadastramento no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a pasta, as ações conseguiram atingir boa parte da população, e cerca de mil novos cadastros foram realizados pelas equipes de saúde no recente mutirão.
Ainda segundo a Secretaria, já foram realizados quatro mutirões de desde o início de fevereiro que, juntamente com as Unidades de Saúde, conseguiram cadastrar 30.016 munícipes.
Segundo a enfermeira Mariana Vendrami Parra Sanches, o número de pessoas já cadastradas é grande, porém, não suficiente, já que a população total do município de Tupã é de 65.524 pessoas, segundo os dados do IBGE de 2019.
“Com os mutirões realizados aos finais de semana, conseguimos um número maior de munícipes que realizaram o cadastramento no SUS. Porém, em comparação ao número de cidadãos, o número que temos não atingiu nem 50% da população, e isto é preocupante”, disse.

TODOS NO CADASTRO / Mariana ainda alertou que é essencial a realização do cadastramento no Sistema por todos os munícipes, até mesmo por pessoas que possuem convênio particular e normalmente não utilizam os serviços prestados pelo SUS.
“O cadastramento no Sistema é uma determinação do Ministério da Saúde, que visa o repasse de verba conforme o número de cidadãos cadastrados. Por isso, é de extrema importância que todos procurem a Unidade de Saúde mais próxima à sua residência ou os mutirões realizados aos finais de semana pela Pasta”, explicou.
O secretário municipal de Saúde, César Donadelli, disse que o mês de março será uma grande oportunidade para os munícipes realizarem o cadastro nas Unidades de Saúde, já que por ser o mês da mulher, os postos ficarão abertos em horários especiais.
O prefeito Caio Aoqui convida toda a população para realizar o cadastramento no Sistema e ajudar o município a atingir a determinação do Ministério da Saúde.
“O cumprimento desta determinação resultará no retorno financeiro para nosso município, o que trará melhores condições para as Unidades de Saúde e para toda a população”, concluiu o prefeito de Tupã

Compartilhar matéria no
Mutirão do SUS cadastra mais de 30 mil em Tupã
Mutirões continuarão a ser realizados pela Secretaria Municipal de Saúde aos finais de semana na cidade de Tupã