Um homem de 44 anos foi preso, na manhã desta quinta-feira (29), por revender combustível de forma clandestina em um imóvel situado no Núcleo Habitacional Mary Dota, em Bauru. Após uma semana de investigações, a Polícia Civil, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG), chegou ao endereço onde estavam cerca de 200 litros de combustível, entre gasolina e etanol.

O líquido estava armazenado na garagem de uma residência e exalava forte odor, perceptível já da rua. “Atrapalhou até o trabalho dos policiais, que não conseguiam permanecer ininterruptamente no local. Precisavam fazer revezamento para buscar ar livre. Existia risco, principalmente, de explosão”, destaca o delegado Eduardo Herrera, coordenador do SIG.

De acordo com ele, foram encontrados na casa vários apetrechos como adaptadores, funis metálicos, mangueiras e mecanismos para fazer a extração de caminhão de transportes de combustível, que demonstram a revenda.

A equipe da SIG, órgão ligado à Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Bauru, também encontrou um caderno com anotações, que apontou movimentação de 3,5 mil litros de combustível (entre gasolina, diesel e álcool), a partir de um cálculo rápido e superficial. “Foi acionada equipe de perícia que colheu amostras de produtos e realizou todo levantamento. Diligências também vão tentar identificar possíveis compradores desse combustível”, acrescenta Herrera.

O delegado explica que aqueles que adquiriam o produto pagavam R$ 3,00 o litro da gasolina e R$ 2,00 o do etanol, ou seja, abaixo do preço de mercado. “Ele comprava pela metade do valor”, ressalta.

Além da prática de crime contra a ordem econômica, com pena prevista até cinco anos de prisão, o acusado também incorreu em crime ambiental.

Compartilhar matéria no
Polícia prende homem acusado de vender combustível clandestino em Bauru