A Prefeitura de Tupã, por intermédio da Secretaria de Saúde, adquiriu parte dos insumos necessários para produção de máscaras rígidas (face shields) utilizando impressoras 3D.

Os protetores serão usados por médicos e enfermeiros das unidades de saúde do município. A iniciativa é uma parceria com os campi da Unesp e do Instituto Federal, e tem o objetivo de aumentar a segurança dos profissionais que atuam diretamente no tratamento dos casos suspeitos e de Coronavírus (COVID-19).

De acordo com o secretário de Saúde, César Donadelli, a prefeitura já realizou pedido para aquisição de material para as primeiras produções. “Por enquanto, nós compramos cinco rolos de filme de policarbonato, com 15 metros cada. Totalizando investimento de R$ 2.360,20 e em breve compraremos Filamento PLA e elástico”.

Para produzir as máscaras em uma impressora 3D, um polímero termoplástico é derretido pelo mecanismo camada a camada a partir do modelo digital do protótipo escolhido.

De acordo com Matheus Neves Barbosa, representante da Empreender Jr., empresa júnior da Unesp de Tupã, tudo que for produzido nas impressoras 3D da universidade, do Instituto Federal e na Casa do Voluntário será doado para a Secretaria de Saúde e conforme aumentem os recursos de custeio do projeto, será possível beneficiar cidades vizinhas.

Matheus explicou que o custo da resina para impressão das máscaras é um pouco alto, “o tonel de plástico que usamos para fazer as máscaras custa em média R$130. Por isso, precisamos do apoio da população para contribuir financeiramente com esse projeto que pode ajudar nossa cidade e região”.

O professor orientador do projeto, Paulo Sérgio Barbosa dos Santos, afirma que o objetivo é produzir 2.500 protetores faciais. “Seriam necessários 50kg de filamento PLA de 1,75mm; 2.500 placas de acetato, PET ou policarbonato com espessura mínima de 0,5mm com largura de 24cm e altura de 31cm; e 625 metros de elástico 10mm. Estamos produzindo material que atende todas as normas de segurança da Anvisa.”

O docente finalizou afirmando que as pessoas podem colaborar financeiramente com as impressões dos protetores faciais através de doações no site http://vaka.me/985136. Quem têm impressoras 3D também pode ser voluntário e a disponibilização de equipamentos pode ser feita pelo e-mail paulo.sb.santos@unesp.br.

Compartilhar matéria no
Tupã faz parceria com Unesp e IFSP para confeccionar protetores faciais