Na reta final da campanha nacional contra a gripe e com baixo índice de cobertura em grupos prioritários, Unidades de Saúde da Família de Garça irão atender em horário estendido, das 7h às 20h, nos dias 23 (terça-feira) e 25 (quinta-feira), para dar a oportunidade de imunização contra a gripe àquelas pessoas que trabalham durante o dia.
Dois grupos estão com os índices bem abaixo da meta estabelecida pelas autoridades de saúde: crianças de seis meses a menores de seis anos atingiu apenas 43% da população prevista, e adultos de 55 a 59 anos, que fechou até o momento em apenas 34% da meta estabelecida.
Thaís Dáttilo de Oliveira, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal da Saúde de Garça, informa que a vacina contra Influenza serve para prevenir contra as formas mais graves da doença, por isso que é disponibilizada para grupos alvos específicos, que são as pessoas mais suscetíveis a desenvolver complicações da doença.
“Para que a população fique protegida é necessário que se atinja 90% de cobertura para cada grupo específico. Estaremos abrindo em horário alternativo para facilitar o acesso de quem trabalha”.
A enfermeira informa, ainda, que as USFs fazem a busca ativa do público alvo da campanha, com o objetivo de orientá-los sobre a importância da imunização.
Em todo o país, somente a primeira etapa atingiu mais de 100% do grupo prioritário, idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde, as demais tiveram pouca adesão da população. Um problema de saúde, já que a vacina está disponível, gratuitamente, e a Influenza pode provocar complicações, internações e até levar a óbito.
Apesar de não ter eficácia contra a COVID-19, a vacina contra Influenza auxilia os profissionais de saúde a excluírem o diagnóstico da gripe, já que as duas enfermidades apresentam sintomas parecidos, permitindo chegar mais rapidamente à identificação do coronavírus. Outra vantagem é redução da procura pelos serviços de saúde.
Vale ressaltar que a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza termina no dia 30 deste mês. Veja a relação das unidades que participam da campanha em Garça e que estarão com atendimento estendido até às 20h, nos dias 23 (terça-feira) e 25 (quinta-feira): USF Jafa; USF Região Oeste; USF Rebelo; USF Palermo; USF Helena Müller; USF Labienópolis; USF Araceli; USF Eucaliptos; USF Barros; USF Mariana I.