s sintomas de ansiedade podem ser físicos, como a sensação de aperto no peito e tremores, ou psicológicos como pensamentos negativos, sensação de que algo ruim vai acontecer ou medo, por exemplo.

Geralmente, surgem vários sintomas de ansiedade ao mesmo tempo, sendo normalmente relacionados ao medo e preocupação com eventos futuros ou circunstâncias consideradas pela pessoa como ameaçadoras.

Quando os sintomas de ansiedade ocorrem diariamente por mais de 6 meses, pode ser que a pessoa esteja sofrendo de ansiedade e, neste caso, deve-se consultar um psiquiatra para uma avaliação e, se necessário, iniciar o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas físicos

Os principais sintomas físicos de ansiedade são:

  1. Tremor;
  2. Náuseas ou vômitos;
  3. Dor de estômago ou diarreia;
  4. Falta de ar ou respiração ofegante;
  5. Suor, calafrios ou ondas de calor;
  6. Formigamento ou dormência nos braços ou pernas;
  7. Tensão muscular;
  8. Boca seca;
  9. Irritabilidade e dificuldade para dormir;
  10. Tontura, vertigem ou sensação de desmaio;
  11. Inquietação, irritabilidade ou agitação;
  12. Dificuldade para falar.

Além disso, também podem surgir sintomas como palpitações cardíacas ou dor no peito, podendo ser esses sintomas confundidos com um infarto. Saiba diferenciar entre infarto e ansiedade.  

Sintomas psicológicos

Os principais sintomas psicológicos de ansiedade são:

  1. Medo de perder o controle ou de ferimentos físicos ou morte;
  2. Dificuldade ou falta de concentração;
  3. Sensação de que algo ruim vai acontecer;
  4. Descontrole sobre os próprios pensamentos;
  5. Pensamentos ou memórias assustadoras;
  6. Memória fraca;
  7. Nervosismo;
  8. Medo ser avaliado negativamente por outras pessoas;
  9. Desconexão com a realidade;
  10. Distração ou confusão mental;
  11. Preocupação excessiva.

Normalmente, as pessoas com ansiedade sentem vários sintomas psicológicos e físicos ao mesmo tempo, especialmente em momentos importantes ou quando é necessário se expor a outras pessoas.

No caso das crianças que experienciam ansiedade, por vezes, só apresentam um sintoma e não vários como nos adultos, por isso, deve-se consultar o pediatra. Veja como identificar sintomas de ansiedade em crianças

O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com psicólogo ou psiquiatra.

Como saber se você sofre de ansiedade?

A ansiedade é considerada normal quando ocorre de forma ocasional, como uma resposta de luta e fuga a uma situação considerada um perigo iminente.

No entanto, quando os sintomas de ansiedade são frequentes, dificulta a realização das atividades no dia a dia, limita o convívio com outras pessoas ou traz sofrimento físico e psicológico, pode-se tratar de um transtorno de ansiedade.

Nesses casos, é recomendado consultar o psiquiatra ou psicólogo para uma avaliação, confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado, se necessário.

O que fazer

Para aliviar os sintomas de ansiedade, é recomendado praticar atividades físicas regularmente, praticar yoga ou tai chi chuan, ou tomar chás relaxantes, por exemplo. Saiba como preparar os chás para ansiedade.

É importante também evitar ingerir bebidas alcoólicas ou fumar, e fazer uma alimentação saudável. Leia também: Alimentos que combatem a ansiedade (e que pioram)tuasaude.com/alimentos-contra-a-ansiedade

Outra forma de aliviar os sintomas de ansiedade é controlar a respiração, através da técnica de respiração diafragmática, inspirando lentamente pelo nariz e expirando o ar pela boca. 

Além disso, deve-se fazer o tratamento para ansiedade recomendado pelo psiquiatra, que normalmente envolve psicoterapia e/ou remédios antidepressivos e ansiolíticos. Vaja como é feito o tratamento da ansiedade.

Compartilhar matéria no
23 sintomas de ansiedade: físicos e psicológicos (com teste online)