Panelas envelhecidas ou riscadas podem liberar substâncias tóxicas que oferecem risco à saúde

Por Elissandra Silva – Site https://www.minhavida.com.br/

skynesher/GettyImages

Priorizar uma alimentação balanceada é muito importante para manter o bem-estar do corpo e da mente. Porém, o que muita gente ainda não sabe é que a panela em que o alimento é preparado tem bastante impacto na segurança da comida e que isso deve ser considerado por quem preza em manter a saúde em dia.

Ao MinhaVida, a nutricionista Cláudia Bastos de Oliveira explica que, além de alterar o sabor e a cor dos alimentos, algumas panelas podem liberar metais pesados extremamente prejudiciais à saúde. “O acúmulo desses metais pode estar relacionado a diversas doenças, como Parkinson, Alzheimer, problemas na tireoide e hiperatividade”, diz.

Já a Daniela Zuin, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, destaca a panela que oferece menos riscos de contaminação: a de aço cirúrgico. “Esse material é conhecido por sua durabilidade, resistência à corrosão e propriedades não reativas, ou seja, o aço cirúrgico não libera substâncias químicas ou metais nos alimentos durante o cozimento”.

Para quem acha que nunca viu panelas de aço cirúrgico por aí, elas são um tipo específico de panela de aço inox – essa sim mais conhecida do público. Mas essa não é a única panela aconselhável para a saúde, conheça aqui mais algumas opções.

Quais as melhores panelas para a saúde?

  • Panelas de aço inoxidável: têm muita durabilidade, são resistentes a arranhões e não liberam substâncias tóxicas nos alimentos. As panelas de aço cirúrgico são as mais recomendadas.
  • Panelas de cerâmica: são livres de substâncias químicas tóxicas como o PFOA e o PTFE encontradas em alguns revestimentos antiaderentes. Para evitar riscos à saúde, é preciso escolher uma panela de cerâmica pura.
  • Panelas de vidro temperado: são bem seguras porque não são compostas por substâncias tóxicas e não liberam nenhum tipo de químico na comida.
  • Panelas de titânio: além de extremamente duráveis, são bem seguras pois também não liberam substâncias tóxicas nos alimentos. Porém, costumam ser mais caras e menos comuns no mercado.
Compartilhar matéria no
A MELHOR panela para a saúde segundo os médicos