Abril Azul na Santa Casa de Marília tem diversas atividades de conscientização sobre o TEA

O tema da campanha este ano é “Mais Acesso e Cuidado Integrado” e o slogan “Qualidade em Toda Jornada”


Diversas atividades de conscientização sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista) acontecem na campanha Abril Azul, na Santa Casa de Marília. Rodas de conversas e foto oficial estão previstas para acontecer, bem como o lançamento da implantação do Hospital Amigo do Autismo, fazendo parte da reforma e ampliação da Pediatria.

Neste dia 1o de abril (terça-feira), às 19h, no salão de reuniões da instituição, será realizada roda de conversa com mães de crianças e adolescentes com TEA.

Em 2 de abril (quarta-feira), o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, às 9h, colaboradores com camisetas azuis vão posar para foto na escadaria do setor de internação em apoio à inclusão e combate ao preconceito.

No dia 3 de abril (quinta-feira), às 19h30, no Teatro Municipal “Waldir Silveira Melo”, acontece o lançamento da campanha em prol da reforma e ampliação da Pediatria e implementação do Hospital Amigo do Autismo. Autoridades, empresários e representantes de entidades que atendem pessoas com TEA vão participar do evento, que terá os músicos do Projeto Guri na abertura.

Nos dias 10 e 11 de abril (quinta-feira e sexta-feira), às 6h30, no salão de reuniões da Santa Casa de Marília, profissionais do PS (Pronto Saúde) do hospital participam de roda de conversa para a instituição de protocolos e melhorias no que diz respeito ao atendimento às pessoas com TEA.

No dia 12 de abril (sábado), às 9h, profissionais da Santa Casa de Marília participam da 3a Caminhada pela Conscientização do Autismo, com saída prevista para a frente do Shopping Atenas, na rua 9 de Julho e que vai percorrer as principais ruas e avenidas do centro da cidade.

A campanha

O Abril Azul foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de conscientizar a população sobre o autismo, envolver a comunidade, trazer visibilidade e buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva.

Durante este mês, diversas ações são realizadas para divulgar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista, quebrando estigmas e promovendo o respeito às diferenças.

A escolha do mês de abril para essa campanha remete à simbolização do laço azul, que representa a luta pela conscientização do autismo. A campanha busca chamar a atenção para os desafios enfrentados pelas pessoas com autismo, além de reforçar a necessidade de políticas públicas que garantam direitos, acesso à educação, ao trabalho e à saúde de qualidade para todos, independentemente de suas condições.

O Abril Azul é também uma oportunidade para destacar a importância do diagnóstico precoce, que pode contribuir para um melhor desenvolvimento e qualidade de vida das pessoas com TEA, além de sensibilizar sobre a necessidade de uma sociedade mais inclusiva, onde todos possam ter seu potencial respeitado e valorizado.


Fonte: Assessoria de Imprensa – www.santacasamarilia.com.br  

imprensa@santacasamarilia.com.br

Compartilhar matéria no
Abril Azul na Santa Casa de Marília tem diversas atividades de conscientização sobre o TEA. Inclusive a implantação do Hospital Amigo do Autismo. Confira