
Foto: Freepik
Leve e naturalmente adocicada, a água de coco é uma bebida refrescante e bastante consumida especialmente nos dias quentes. Além do sabor agradável, ela é conhecida por ser uma fonte natural de hidratação e minerais essenciais, como potássio, magnésio e sódio. Mas será que beber água de coco todos os dias faz bem à saúde?
“Pode fazer bem, desde que consumida com moderação e dentro de uma alimentação equilibrada.
A água de coco é rica em potássio, magnésio, cálcio e antioxidantes, ajudando na hidratação, recuperação muscular e regulação da pressão arterial”, explica Vanessa Giglio, nutricionista clínica funcional e nutrigenômica.
Segundo a especialista, beber água de coco diariamente pode trazer melhor hidratação celular, ajudar na prevenção de cãibras, melhorar a recuperação pós-treino e até auxiliar na retenção de líquidos devido ao leve efeito diurético.
“O consumo regular também pode favorecer o equilíbrio de eletrólitos, contribuir para o funcionamento muscular e cardiovascular e até refletir em pele mais viçosa, por favorecer a hidratação corporal.
Mas o excesso, principalmente mais de 500 ml por dia pode provocar desequilíbrio de minerais, especialmente em pessoas com doenças renais ou que precisam controlar o potássio”, diz.
Devem evitar ou consumir com cautela pessoas com:
• Doença renal, pois o potássio elevado pode sobrecarregar os rins;
• Diabetes, já que contém frutose natural;
• Pressão baixa (hipotensão), porque o potássio pode reduzir ainda mais a pressão arterial.
Mesmo sendo natural, a água de coco não deve substituir a água pura e nem ser consumida em grandes volumes diários. A água de coco é uma bebida naturalmente leve e pouco calórica.
Cada 200 ml (um copo) tem em média 36 a 40 calorias, vindas basicamente do açúcar natural do coco (frutose e glicose).
Fonte: Redação Terra
Fonte: Diário Do Brasil
