A busca por um estilo de vida saudável está cada vez mais presente na rotina dos brasileiros. O interesse por tudo que engloba qualidade de vida vem aumentando, e isso se reflete também no mercado consumidor de alimentos. O relatório Brasil Food Trends 2020, divulgado recentemente pelo Ibope, mostra que os consumidores do ramo de serviço de alimentação (food service) estão mais críticos não apenas em relação ao produto final, mas com todos os processos que envolvem a produção do alimento.
Além dessas exigências, a pandemia ainda impôs algumas mudanças no setor, como o aumento dos serviços de delivery, do número de estabelecimentos ofertando marmitas e também as opções individuais mais saudáveis. Então, para quem deseja empreender na área com sucesso, fica um alerta: para atender a esse público tão exigente e se manter nesse mercado competitivo, é fundamental se atentar às principais tendências do segmento, gestar de forma eficiente e se qualificar.
Para Ana Beatriz Mendonça, docente das áreas de gastronomia e nutrição do Senac Marília, o aumento pela procura por alimentos naturais e funcionais mostra um nicho de mercado com grandes possibilidades. “Para as empresas que desejam investir em delivery com foco na alimentação saudável, é importante rever o processo de trabalho desde a mão de obra até os equipamentos, bem como atualizar fichas técnicas e os alinhamentos com a equipe.”
Com essa mudança de comportamento, segundo a especialista, surgem novas oportunidades de negócios ou a chance de diversificar as operações. Porém, é importante reforçar que se trata de um público que preza por qualidade, padronização, agilidade e segurança alimentar.
Com tantos indicadores de crescimento e possibilidades, o mercado de alimentação saudável se revela como uma grande oportunidade para quem pretende investir ou mudar o rumo dos negócios. “O consumidor gosta de opções acessíveis de refeições e que garantem saúde e bem-estar”, diz a docente.
Para quem deseja se qualificar na área de gastronomia e nutrição, o Senac Marília oferece diversos temas. Alimentos Funcionais, Orgânicos e Transgênicos: saúde e cozinha, por exemplo, está com matrículas abertas. Ana Beatriz indica abaixo algumas tendências no mercado de alimentação saudável (veja quadro). Para mais informações, acesse o Portal: https://www.sp.senac.br/senac-marilia.
TENDÊNCIAS NO MERCADO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
• Alimentação sem glúten – o desafio é ofertar itens que não usem trigo;
• Alimentação vegetariana e vegana – seus adeptos não consomem carnes, e os veganos nenhum produto de origem animal;
• Alimentação fitness – capaz de reunir sabor em opções de baixa caloria;
• Alimentação orgânica – livre de defensivos agrícolas e com manejo voltado para preservação do meio ambiente.