Na Alemanha, uma universidade adotou uma abordagem inusitada para prever resultados de futebol na próxima Eurocopa. O microbiologista Markus Egert utiliza bactérias E. coli, cultivadas em placas de Petri que se assemelham a campos de futebol, como “oráculos” para antecipar os placares.

Egert explica: “Trabalhamos com a Escherichia coli K-12, uma cepa de laboratório absolutamente inofensiva. Ela cresce de forma confiável, e temos muita experiência com ela. No futuro, podemos até experimentar outras bactérias.”

Até o momento, a E. coli favorece a anfitriã Alemanha na partida de estreia contra a Escócia. “Temos mais colônias na área escocesa de 18 jardas do que na alemã. Isso sugere que os alemães marcarão mais gols”, afirma Egert.

Se a Alemanha não avançar muito no torneio, Egert planeja usar as bactérias para prever outros jogos. “Confio em nossos micróbios para também prever resultados entre França e Espanha”, diz ele.

A intuição das bactérias será posta à prova quando a bola rolar na partida de abertura, em 14 de junho, em Munique, na Alemanha.

Compartilhar matéria no
Bactéria faz ‘previsão’ sobre resultados da Eurocopa em laboratório e imagens viralizam; VEJA