
Reprodução/ Redes Sociais
SAÚDE | A “barriga de chopp”, ou “barriga de cerveja” como é conhecida a obesidade abdominal, foi associada a uma mudança estrutural do coração, segundo novo estudo. Os pesquisadores observaram que o músculo cardíaco engrossa, mas o tamanho geral do coração não aumenta.
“As câmaras internas diminuem de tamanho, fazendo com que o coração comporte e bombeie menos sangue. Esse padrão prejudica a capacidade do coração de relaxar adequadamente, o que eventualmente pode levar à insuficiência cardíaca”, afirma a autora principal do estudo, Jennifer Erley.
A obesidade abdominal reflete um acúmulo de gordura visceral, que se armazena profundamente ao redor dos órgãos internos e está fortemente associada a efeitos cardiovasculares nocivos. De acordo com o IMC, 69% dos homens e 56% das mulheres no estudo estavam com sobrepeso ou obesos. Utilizando a relação cintura-quadril (RCQ), 91% dos homens e 64% das mulheres atendiam aos critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS) para obesidade.
No estudo, foi observado que a “barriga de cerveja” causava o espessamento do músculo cardíaco. Os homens eram os maiores atingidos pela mudança e ela se dava em maior escala no ventrículo direito, responsável por bombear o sangue para os pulmões.
Segundo os pesquisadores, isso pode refletir um estresse cardíaco precoce relacionado à forma como a gordura abdominal afeta a respiração e a pressão pulmonar. Além disso, a “barriga de chopp” também foi associada a alterações sutis no tecido cardíaco em homens, detectáveis apenas com ressonância magnética cardíaca avançada.
Como calcular a relação cintura-quadril (RCQ) em casa?
• Faça a medição da circunferência da cintura no ponto mais estreito (ou seja, a menor parte da cintura);
• Depois faça a medição da circunferência do quadril na parte mais larga;
• Divida o primeiro valor pelo segundo;
• Uma relação acima de 0,90 para homens e 0,85 para mulheres é um indicador de obesidade abdominal e está associada a um risco aumentado de doenças cardiovasculares, de acordo com a OMS.
COM INNFORMAÇÕES DE @GOIATUBAOFICIAL
