Os benefícios da creatina para o cérebro podem não ser os primeiros que surgem na mente quando alguém que pratica exercício físico conta que está fazendo a suplementação de creatina.
Afinal, a creatina é um suplemento famoso entre os que buscam o aumento da massa muscular, conhecida por oferecer energia para os músculos, elevar a tolerância do praticante ao esforço e retardar a fadiga, contribuindo para que ele possa usar cargas maiores e ter um melhor desempenho na atividade.
Além disso, a creatina é conhecida por auxiliar na melhora da recuperação muscular após a prática de atividade física, período crucial para estimular o crescimento das fibras musculares e prevenir lesões.
Porém, mais do que isso, a creatina é um aminoácido ou um grupo de aminoácidos, composto pela glicina, pela metionina e pela arginina. Produzida pelo organismo, ela está presente principalmente nos músculos, mas também pode ser encontrada no cérebro.
Alimentos ricos em proteínas como carne vermelha (carne de porco e bovina), peixes e frutos do mar e leite de origem animal (vaca, cabra e ovelha) também servem como fonte de creatina.
4