Uma empresa de biotecnologia focada em neurociência, acaba de lançar a campanha “Se o simples complicar, investigue” . Voltada ao público amplo, a campanha amplifica o debate sobre a AME – mas agora, com foco específico em jovens e adultos. O objetivo é, além da conscientização sobre sinais e sintomas, assegurar que pautas como autonomia, qualidade de vida e individualidades estejam mais presentes [2]. “A AME pode se manifestar de maneira muito distinta em jovens e adultos, com níveis e impactos diversos. Nenhuma história de vida é igual a outra. A Biogen acredita que a informação tem o poder de ampliar as discussões e transformar o futuro das pessoas com AME. Precisamos amplificar esse diálogo e reforçar, ainda mais, a urgência do cuidado apropriado, que pode garantir um futuro de escolhas pautadas no empoderamento e qualidade de vida”, ressalta Tatiana Rivas Marante, gerente geral da Biogen Brasil.
A AME é uma doença rara e genética, que pode comprometer funções como respirar, comer e se movimentar [2]. “Por conta da característica progressiva da AME, é comum que jovens e adultos não consigam executar tarefas do dia a dia de forma independente como, por exemplo, escovar os dentes ou subir escadas. E com a capacidade motora afetada, a autonomia do indivíduo e a qualidade de vida podem sofrer impacto em um momento de vida extremamente produtivo”, explica Deborah Azzi-Nogueira, gerente médica da Biogen. A especialista também alerta que os sintomas da AME podem ser confundidos com outras doenças. “Por isso, diante de qualquer sinal ou suspeita, é necessário investigar”.
De maneira geral, as pessoas com AME podem apresentar sintomas como fraqueza muscular, fadiga, quedas constantes e dificuldade para subir escadas [3][4]. A doença exige cuidados adequados que incluem uma abordagem multidisciplinar e tratamento farmacológico, que geram impacto positivo e significativo em diversos aspectos da vida pessoal e profissional. Quanto antes os cuidados forem iniciados, melhores são os resultados, daí a importância do diagnóstico e tratamento precoce. “Quem tem a doença precisa de uma abordagem multidisciplinar, com cuidados específicos que envolvem diversos especialistas, como neurologista, ortopedista, nutricionista, fisioterapeuta, entre outros”, finaliza Deborah.
Para dar visibilidade à campanha, a Biogen convidou seis cartunistas Helo D’Angelo, Caco Galhardo, Lila Cruz, Paulo Bruno, Fabiane Langona e Ricardo Ferraz para criarem uma série de tirinhas e dar vida a Félix, Clarissa, Aurora, Gael, Liliam e Samir, personagens que têm AME e protagonizam histórias criadas a partir de situações do dia a dia. Cada personagem ganhou o traço de um cartunista diferente.
Félix tem 21 anos. É engenheiro de computação e desenvolvedor de aplicativos. O diagnóstico veio aos três anos de idade. Clarissa tem 39 anos. É bióloga. Desde criança sempre se dedicou mais a atividades mentais do que físicas. Foi diagnosticada aos 25 anos. Aurora é médica e apaixonada por culinária. Tem 50 anos. Recebeu o diagnóstico aos 35. Gael tem 15 anos, é estudante e digital influencer. Foi diagnosticado com AME aos dois anos de idade. Liliam tem 43 anos, é uma mãe carinhosa e recebeu o diagnóstico de AME aos 21 anos. Já o Samir tem 18 anos. É estudante de letras e sonha em ser poeta. Recebeu o diagnóstico de AME aos seis meses de idade.
As tirinhas da Biogen Brasil Produtos Farmacêuticos Ltda estão disponíveis na página “Se o simples complicar, investigue” assim como diversos conteúdos informativos da campanha. Para saber mais acesse: www.seosimplescomplicar.com.br

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Biogen Brasil lança campanha “Se o simples complicar, investigue”