O Bloco Pediátrico da Santa Casa de Marília implementou o programa com bonecos terapêuticos do Instituto Ébera, que desenvolve o Projeto Benfazer. O objetivo é fazer com que as crianças entendam os procedimentos pelos quais estão passando e possam assimilar melhor o tratamento no hospital.
“É a implantação de um projeto de como assistir a criança hospitalizada de uma maneira bem humanizada. São várias ações e uma delas compreende atividades com os bonecos terapêuticos”, explicou a enfermeira gerente do Bloco Pediátrico da Santa Casa de Marília, Ana Paula Mancini.
Estas primeiras unidades foram doadas pelo Instituto Ébera, do Projeto Benfazer. “Vieram os esboços e a gente customizou os bonecos de acordo com as características das crianças, simulando a colocação de oxigênio, de sorinho através do portocath ou de gesso para tratamentos ortopédicos”.
O Projeto Benfazer é baseado em uma metodologia dos Estados Unidos denominada Child Life Specialist, que visa a humanização do cuidado do paciente pediátrico dentro do ambiente hospitalar.
“Em 2018, vieram profissionais do Johns Hopkins Hospital – um dos maiores hospitais pediátricos do mundo – ao Brasil para passarem a experiência da metodologia Child Life Specialist para o Instituto Ébera, de Londrina-PR. Fiz este curso e posteriormente fui convidada para ser professora do Projeto Benfazer, coordenando o módulo ‘Luto na Pediatria’”, explicou a médica oncologista pediátrica, Renata Trinca.
A partir de então, o Instituto Ébera iniciou cursos de capacitação no HU (Hospital Universitário) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) e na Santa Casa de Marília. A coordenadora do Hospital Johns Hopkins, Patrice Bryskle, comandou as atividades de forma online em parceria com o Projeto Benfazer, do Instituto Ébera.
Foram nove encontros realizados no segundo semestre do ano passado com equipe multiprofissional (enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais) que atende no Bloco Pediátrico e na Oncologia Pediátrica da Santa Casa de Marília.
“Agora, estão sendo colocadas em prática as experiências deste curso de capacitação, com a confecção dos bonecos terapêuticos para podermos explicar para as crianças os procedimentos a serem feitos com elas. Posteriormente, outras ações que aprendemos na capacitação também serão implementadas na Santa Casa de Marília”, concluiu Renata Trinca.