Brasil terá mais de 2 milhões de novos casos da doença nos próximos 3 anos, diz INCA- “Estes novos dados epidemiológicos são importantes para entendermos o crescimento do câncer em nosso país e montar as estratégias governamentais e de assistência médica para a prevenção e tratamento adequados aos pacientes, além de dimensionar os recursos para o atendimento da população brasileira”, comenta o Ph.D. e mestre em oncologia, Dr. Wesley Pereira Andrade.

O câncer tem desafiado a sociedade moderna mundial com seu aumento progressivo em função da ampliação no número de casos e da longevidade da humanidade – o mal está relacionado ao envelhecimento das populações. Nesse sentido, o Instituto Nacional do Câncer (INCA), que promove publicações acerca da doença a cada três anos, recentemente divulgou novos dados epidemiológicos, em nível nacional.

Conforme os índices apresentados com expectativas para 2023, houve um aumento global de 12% de todos os cânceres que acometem os brasileiros (625 mil novos casos por ano (em 2020) para 704 mil (em 2023).

A neoplasia mais comum apontada pela pesquisa é o câncer de pele não melanoma (entretanto, este apresenta baixo impacto em mortalidade). Já o segundo com maior incidência é o câncer de mama, considerado o mais importante no Brasil.

“O câncer de mama tinha sua incidência estimada em 66 mil novos casos para 2020. Já para 2023 as estimativas atuais demonstram um número na casa de 73 mil novos casos, aumento de 12%”, comentou o Ph.D. e mestre em oncologia, Dr. Wesley Pereira Andrade, médico titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e médico titular da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

Em terceiro lugar está o câncer de próstata com cerda de 71 mil novos casos, seguido do câncer de intestino com 45 mil novos casos e, por último, o câncer de pulmão com 35 mil novos casos.

“Estes novos dados epidemiológicos são importantes para entendermos o crescimento do câncer em nosso país e defender as estratégias governamentais e de assistência médica para a prevenção e tratamento adequados aos pacientes, além de dimensionar os recursos para o atendimento da população brasileira”, finaliza o médico.

Sobre:

Dr. Wesley Pereira Andrade é médico titular da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e médico titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SMCO). CRM-SP 122593 

O oncologista é MD, Ph.D., mestre e doutor em Oncologia, além de mastologista e cirurgião oncologista.

Compartilhar matéria no
Câncer tem aumento de 12% no Brasil: pele, mama e próstata são os mais frequentes, explica especialista
Mestre em Oncologia comenta novos números do Instituto Nacional do Câncer (INCA) que indicam aumento no número de pacientes com câncer no Brasil. Pele, mama e próstata são os mais frequentes