Você sabia que comer chia todos os dias é muito benéfico para a saúde? Essas sementes, que vêm ganhando cada vez mais adeptos, são muito indicadas por especialistas para que deseja fortalecer o ganho de nutrientes no cardápio e, principalmente, para as pessoas que estão em dieta para perda de peso.

O consumo da chia é uma ótima estratégia de emagrecimento. Essa semente é conhecida por formar um gel no estômago. Ao absorver a água, ela incha e aumenta a sensação de saciedade.

Ao incluir a chia no dia a dia, você vai perceber que a fome entre uma refeição e outra vai demorar mais a chegar. Consumindo menos calorias neste processo, os resultados são mais animadores. E o melhor! A chia é uma fonte poderosa de ômega 3.

Como consumir chia para emagrecer

O alto teor de fibras e proteínas encontrados na chia merecem destaque, já que são aliados importantes para a digestão e para regular o intestino. Mas não é necessário exagerar no consumo das semanas. Os especialistas orientam ingerir até 2 colheres de sopa por dia. Essa é a quantidade considerada ideal.

Ao adicionar a chia em pratos como frutas, sucos, vitaminas, você ajuda a reduzir o índice glicêmico desses alimentos. Neste caso, a glicose é absorvida de forma mais lenta, evitando picos de insulina.

E como você pode começar a introduzir essas sementes nas refeições? Além de incluir em receitas doces e salgadas com chia, é possível incluir de forma prática no cardápio.

  • Chia no lugar dos ovos: o gel formado a partir do contato da chia com a água se torna um ótimo substituto do ovo nas suas receitas. Basta misturar uma colher de sopa de farinha de chia com 60 ml de água para formar o gel, que é o equivalente a um ovo.
  • Chia com iogurtes: a chia é uma ótima opção de alimento para o café da manhã e você pode simplesmente misturá-la ao iogurte. Para agilizar a sua rotina matinal, já prepare a mistura na noite anterior: adicione 2 colheres de chia no iogurte e deixe na geladeira. Pela manhã, consuma com frutas.
  • Chia com sucos: coloque duas colheres de sopa de chia imersas no seu suco de fruta (pode ser também água de coco) por cerca de 30 minutos. Beba sem seguida!
  • Chia com salada: as sementes oferecem uma crocância para a sua salada, como um efeito parecido ao do gergelim.
  • Chia com legumes ou arroz: outra forma simples de adicionar a chia na rotina é acrescentando no preparo de legumes cozidos ou até mesmo no arroz.
  • Chia para dar liga aos pratos: a farinha de chia é uma ótima opção – e nutritiva – para engrossar ou dar liga às receitas no lugar do amido de milho. É possível usar em cremes, caldos e molhos.
  • Chia como farinha de rosca: a semente de chia ainda pode ser usada no lugar da farinha de rosca para dar liga a hambúrgueres, bolinhos e mais pratos com carne moída. Use uma colher de sopa de chia e uma colher de sopa da farinha de chia para cada 500 gramas de carne.

 Fonte: Tudo Gostoso

Compartilhar matéria no
Chia: qual a melhor forma de usar a semente para emagrecer?
Foto: Reprodução