
Reprodução NDMAIS
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) elevou para o nível vermelho o alerta de onda de calor em Santa Catarina e outros sete estados do país, com temperaturas até 5 °C acima da média pelo menos até as 18h de segunda-feira (29).
O novo aviso substitui o alerta laranja, antes classificado como “perigo”. Em Santa Catarina, o alerta vale para o Norte Catarinense e o Vale do Itajaí. Segundo o Inmet, a persistência do calor intenso representa risco à saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.
O alerta vermelho também abrange regiões do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
A Defesa Civil de Santa Catarina prevê máximas acima dos 30 °C em todo o estado, com picos entre 34 °C e 36 °C no Norte e Vale do Itajaí e até 38 °C em municípios do Litoral Sul neste sábado (27). O órgão classifica como alto o risco de desidratação, desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
Na segunda-feira, a massa de ar quente começa a se deslocar para o oceano, o que deve aliviar o calor ao longo da tarde. Ainda assim, as temperaturas podem continuar acima dos 30 °C, chegando a 33 °C a 35 °C no Litoral Norte e Vale do Itajaí.
Previsão também indica temporais no fim de semana
Apesar do calor, a Defesa Civil alerta para a possibilidade de temporais entre a tarde e a noite deste sábado e domingo.
- Sábado (27): maior risco no Litoral, Alto Vale, Vale do Itajaí e Planalto Sul
- Domingo (28): temporais ganham força no Oeste, áreas de divisa com o RS e em todo o Litoral
As instabilidades tendem a perder força durante a madrugada, com manhãs de tempo firme.
Recomendações das autoridades durante o calor em SC
As autoridades recomendam evitar
exposição
ao sol nos horários mais quentes; manter hidratação e redobrar cuidados com crianças, idosos e animais; buscar abrigo durante temporais e manter distância de janelas e objetos soltos; não se abrigar sob árvores ou próximo a postes, placas e muros; não atravessar áreas alagadas ou pontes submersas.
com informações de NDMAIS
Fonte: Diário Do Brasil
