Ele está presente na mesa de quase todos os brasileiros, especialmente no café da manhã. É difícil resistir a um pãozinho, mas muita gente escolhe abrir mão dele por acreditar que o alimento não é saudável. Mas afinal, comer pão todos os dias faz mal?

A resposta mais curta é que depende. O pão está longe de ser um vilão da dieta, como foi pintado nos últimos anos, e faz parte da cultura alimentar brasileira — por isso, não devemos pensar em eliminá-lo. Ainda assim, segundo o nutricionista Alessandro Mascarenhas, professor de nutrição da Faculdade Anhanguera de Divinópolis (MG), o pão, especialmente o francês, deve ser incluído com moderação no cardápio.

“Do ponto de vista nutricional, é um alimento feito de farinha refinada, o que traz muitos carboidratos à dieta e leva a um alto índice glicêmico. Entretanto, o pão não é ruim se estiver em uma dieta equilibrada e pode se tornar mais saudável com o acompanhamento correto”, afirma.

O ideal é não consumir em excesso e ter cuidado com o que se acrescenta como recheio. Queijo fresco ou ovo preparado com pouca gordura, por exemplo, são boas fontes de proteínas e gorduras saudáveis e, por isso, são nutricionalmente mais interessantes que manteiga, requeijão ou geleias industrializadas.

O pão francês é composto de farinha de trigo (que pode ser enriquecida com minerais), ovos, leite e fermento. De modo geral, ele possui 8% das calorias que são necessárias ao longo do dia, além de 10% dos carboidratos, 4% das fibras e 14% do sódio.

Pães integrais ou que são feitos com castanhas e outros grãos são mais nutritivos e também causam picos de açúcar menores ao organismo. Para pessoas saudáveis e que estão próximas do seu peso ideal, o alimento pode ser um aliado da saúde.

Quais os impactos do pão no organismo?

O pão é um alimento rico em carboidratos, mas isso não é um defeito. Significa que o alimento aporta energia ao organismo, já que o nutriente é o combustível da maioria das funções do corpo, além de contribuir para a formação da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bom humor e bem-estar.

“O pão é uma fonte de energia importante para o nosso dia a dia, seja para atividade intelectual ou atividade física. Os carboidratos fornecidos por ele se encaixam bem em uma dieta saudável e bem planejada, que deve ser composta por até 70% do nutriente. Além disso, o pão, especialmente o integral, tem boas quantidades de fibras, o que ajuda a diminuir a fome e a melhorar o trânsito intestinal”, completa o professor.

As contraindicações de manter o alimento no cardápio são apenas para pessoas em processo de emagrecimento, que têm diabetes, obesidade, doença celíaca ou intolerância à presença do glúten.

Com informações do Metrópoles

Compartilhar matéria no
Comer pão todo dia faz mal? Entenda impactos do alimento no corpo