Um dia de compras no shopping pode ser uma prática de higiene mental que alivia o estresse do cotidiano, porém, quando o ato de comprar é excessivo e acontece de forma impulsiva, o quadro requer atenção profissional. Esse transtorno é conhecido como oniomania e leva o indivíduo a adquirir coisas novas compulsivamente – segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 8% da população mundial é acometida por essa condição.
A coordenadora do curso de P sicologia da Faculdade Anhanguera, professora Patrícia Teixeira Santos, explica que a doença se desenvolve quando o indivíduo tem necessidade de preencher lacunas da vida social. “A pessoa inserida em um ritmo de trabalho intenso, com cobranças constantes por produtividade, acaba se afastando do seu convívio familiar e de seus amigos”, afirma a docente. “O distanciamento social vivido na pandemia de covid-19 também agrava esse cenário e torna a população mais carente”, completa.
De acordo com a psicóloga, a ato de comprar proporciona o sentimento momentâneo de preenchimento, o que pode levar ao vício, e o transtorno pode transformar o paciente em um acumulador. Identificar a oniomania requer o apoio de pessoas próximas e deve ser acompanhado por profissionais qualificados. “Sem tratamento, é possível desenvolver problemas paralelos, como a ansiedade e a depressão”, pontua.
Com o período de vendas do final de ano, a psicóloga destaca sinais preocupantes que devem ser considerados com atenção. “Mesmo com as promoções, não é saudável gastar dinheiro com compras desnecessárias, principalmente se estão fora do seu orçamento. Se uma pessoa faz exageros no consumo desacompanhada ou tem familiares com histórico de compulsão, é interessante procurar por ajuda profissional”, alerta.
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.
Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.
Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.
Sobre a Kroton
A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos.