A cruroplastia é uma cirurgia estética normalmente indicada para quem possui excesso de gordura ou flacidez nas coxas e está insatisfeito com isso, buscando pernas mais torneadas e firmes.

O excesso de pele e flacidez nas coxas que causam desconforto ao caminhar ou até mesmo vestir uma roupa mais justa podem ser resolvidos com a cirurgia de Lifting de Coxas, também chamada de Cruroplastia.

Pode-se dizer também que essa técnica é uma alternativa viável para quadros que não foram resolvidos através da perda de peso e exercícios físicos.

Como a cruroplastia é realizada?

O cirurgião plástico da Clínica Sabath, Dr. Hugo Sabath, esclarece que a cruroplastia é realizada em ambiente hospitalar e tem uma duração de duas a três horas. Após a aplicação da anestesia, o médico cirurgião realiza uma incisão nas proximidades da virilha, interior das coxas ou parte inferior dos glúteos do paciente e efetua inicialmente uma lipoaspiração para remover o excesso de gordura da região.

Em seguida, o cirurgião irá retirar o excesso de pele da perna, firmar e esticar os tecidos da área, tonificando a região. O processo é finalizado com o fechamento da incisão por meio de suturas.

Em alguns casos, o médico cirurgião plástico pode ainda inserir drenos perto do local da cirurgia, que são pequenos tubos que ajudam a remover o excesso de líquido que se acumula após o procedimento, para evitar infecções e garantir melhor resultado estético.

Vale ressaltar que o uso de tabaco deve ser suspendido por no mínimo 30 dias antes e 30 dias depois de realizar o procedimento para evitar complicações na cicatrização, pois as toxinas presentes no cigarro causam a redução na dimensão dos vasos sanguíneos, prejudicando a circulação sanguínea consequentemente prejudicando a cicatrização e recuperação.

Quando a cruroplastia é indicada?

Esse é um procedimento indicado, principalmente, para pessoas insatisfeitas com a flacidez nas coxas e que não obtiveram resultados significativos com dietas e realização de exercícios físicos.

A cirurgia também é procurada por pacientes que, recentemente, fizeram outros procedimentos cirúrgicos, como a bariátrica ou a lipoaspiração, e para aqueles que tiveram uma perda significativa de peso.

De acordo com o Dr. Sabath pacientes que apresentam importante flacidez ao longo da região interna ou medial da coxa são os principais indicados para esse procedimento. Muito comum em pacientes que tiveram um perda considerada de peso. A cruroplastia remodela as coxas retirando o excesso de pele e às vezes de gordura, promovendo um contorno mais proporcional para a região.

Pós-operatório da cruroplastia.

Nos primeiros dias, inchaço e hematomas são comuns, mas apenas durante um curto período.

“O processo pós-operatório é relativamente tranquilo. Geralmente, o paciente deve permanecer em internação por 1 dia, dependendo de sua recuperação. É possível haver a necessidade da utilização de uma cinta cirúrgica, o que será indicado pelo médico.” ressalta Dr. Sabath.

A cruroplastia é um cirurgia que pode trazer inúmeros resultados positivos para quem a realiza, trazendo autoestima e confiança para o paciente.

Como é a recuperação?

“Após a cirurgia é normal sentir alguma dor e desconforto e, por isso, é recomendado ficar internado entre 1 a 2 dias podendo variar de acordo com a evolução de recuperação do paciente. Após isso é indicado repouso absoluto por no mínimo 7 dias podendo haver a necessidade de do uso da cinta cirúrgica para garantir resultados efetivos. Atividades físicas podem ser retomadas progressivamente após dois meses.” diz o cirurgião plástico. “A higienização correta da cicatriz é fundamental no período de recuperação, o cirurgião deve indicar quais os cuidados necessários que o paciente deverá ter e quais os medicamentos que deverão ser administrados.” finaliza o Dr. Hugo Sabath.

Mais Sobre Hugo Sabath:

CRM – 131199

Graduação em Medicina – Universidade Católica Boliviana – UCB – Bolívia – Residência – Especialização em Cirurgia Geral – Hospital Universitário Japonês – Bolívia 

Graduação em Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil. 

Orientador: UFRN -UFPB. – Residência – Cirurgia Geral – Hospital Stella Maris – Brasil 

Residência – Cirurgia Plástica – Faculdade Medicina do ABC Hospital Santa Catarina 

Reconstrução mamária com experiência na área de medicina , ênfase em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica. – AC Camargo

Cirurgião Plástico – Clínica Sabath Hospital Assunção, Hospital Brasil, Hospital Santa Catarina – Hospital São Luiz – Hospital Ruben Berta – Hospital San Gennaro – São Paulo, Brasil 

Equipe Cirúrgica Pós Bariátrica – Grupo Ana Rosa Hospital Assunção, Hospital Brasil, Hospital Santa Catarina – Hospital São Luiz – Hospital Ruben Berta – Hospital San Gennaro – São Paulo, Brasil 

Cirurgião Plástico – Reconstrução Mamária Hospital Oncológico de Santa Cruz de La Sierra – Bolívia Mutirão de Cirurgias Plásticas Reconstrutivas Hospital SAIDA – Líbano

Membro da FILACP

Membro Titular da Sociedade Boliviana de Cirurgia Plástica

Membro ISAPS

Membro Internacional Sociedade Americana de Cirurgia Plástica

Titulo de Especialista Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Membro IPRAS.

Compartilhar matéria no