
Varia de pessoa para pessoa. Geralmente, é o quanto você dorme se não tiver um despertador ou alguém para acordá-lo. Veja quanto você está dormindo depois de três ou quatro dias em que ninguém o acorda e você não sai rapidamente da cama depois de acordar (então você pode voltar a dormir). Pode ser o quanto você “precisa”. Você não consegue dormir a menos que precise, nem mesmo quando está entediado — diferente de comer bolo de chocolate, o que você pode fazer quando não está com fome.
“Nosso corpo demora um pouco para descobrir que é hora de ir para a cama. Se você se lembra de quando era criança, tomava banho, lia um livro e as luzes estavam baixas. O corpo da criança diz: “Agora eu sei que é hora de dormir.”
Se você acorda e não está se sentindo descansado, mesmo depois de várias noites de oito horas de sono, você deve considerar consultar um médico do sono. Não se sentir descansado pode sinalizar tudo, desde narcolepsia até hipersonia e apneia do sono. Não estou falando sobre o quão descansado você se sente no minuto em que acorda. Diferentes partes do seu cérebro acordam em taxas diferentes, então não é esperado que você se sinta imediatamente totalmente alerta. Consulte um médico se estiver acordando no meio da noite ou se seu parceiro de cama reclamar que você está roncando alto ou que está chutando muito.
Nem todo mundo consegue dormir o quanto quer à noite. Se você consegue tirar um cochilo, especialmente se estiver trabalhando no turno da noite, isso é bom.
Se você está tendo problemas para dormir, não assista a um filme de terror antes de dormir. Nada de cafeína antes. Seu corpo demora um pouco para descobrir que é hora de ir para a cama. Se você se lembra de quando era criança, tomava banho, lia um livro e as luzes estavam fracas. O corpo da criança diz: “Agora eu sei que é hora de dormir”. Então, quando as pessoas estão tendo problemas para dormir, às vezes sugerimos fazer algo calmante antes de ir para a cama.
A melatonina não é regulamentada pelo FDA. É um suplemento, então você não sabe se o que está no frasco é o que você está recebendo. Não posso sugerir que as pessoas tomem melatonina a menos que recebam de grau farmacêutico. Outros medicamentos, como pílulas para dormir mais convencionais, como benzodiazepínicos, não devem ser tomados a longo prazo. Eles são soluções de curto prazo para um estressor específico.
Para insônia, terapia cognitivo-comportamental de longo prazo é o caminho a seguir. Quanto a podcasts de sono ou máquinas de som, se é isso que funciona para as pessoas, não vou me opor, especialmente se o som desligar depois de um tempo. Máscaras para os olhos e protetores de ouvido, desde que não bloqueiem algo como um alarme de incêndio, estão bons para mim.
*Parte da Série maravilha:
Uma série de perguntas aleatórias respondidas por especialistas de Harvard
Por Elizabeth Klerman, pesquisadora do sono e professora de neurologia
*Conforme relatado a AnnaLamb/Harvard Staff Writer
MARÍLIA
Em Marília você pode saber mais com a especialista do sono e otorrinolaringologista Profa. Dra. Vera Moron Rodrigues, que também comanda a Clínica do Sono (R. Vinte e Um de Abril, 295 – Jardim Maria Izabel, fone 14 3454-2724