Palestras com representantes da Ciht (Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes), médicos e depoimentos de transplantados de órgãos abriram a campanha de doação de órgãos Setembro Verde na Santa Casa de Marília, neste dia 4 de setembro, no salão de reuniões da unidade hospitalar filantrópica mariliense.

A coordenadora da Ciht da Santa Casa de Marília, a enfermeira Marisa Regina Stradioto, lembrou da importância das pessoas informarem seus familiares que são doadores de órgãos. “Este é o foco central da nossa campanha. Só assim poderão ser feitos os procedimentos, que podem salvar até oito vidas por doador”.

Os médicos Ruy Okaji e Luiz Henrique Stéfano parabenizaram o trabalho desenvolvido pela equipe multiprofissional da Ciht e mencionaram o quão valiosa é esta campanha de conscientização sobre a doação de órgãos. 

Dr. Ruy Okaji

Dr. Luiz Henrique Stéfano

A primeira transplantada de rim na Santa Casa de Marília, Teresinha Viscardi (há 40 anos) e o primeiro transplantado de fígado no hospital mariliense Sidnei Fernandes (há seis meses), deram depoimentos sobre a experiência deles. 

Emocionada, teresinha lembrou que vinha fazer hemodiálise de trem e que o irmão dela foi o doador. “Depois me casei, tive filhos e passei a levar uma vida normal. Da mesma forma o meu irmão. Doar órgãos é um ato de amor”.

Com muita fé em Deus, Sidnei contou da gravidade da doença dele, uma cirrose hepática, que fez com que ele entrasse na lista prioritária de transplantes. “Foram dois meses até acontecer a doação. Hoje estou curado, tomando todos os cuidados necessários, mas posso dizer que nasci de novo. Graças a Deus”.

O provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, disse da satisfação em ver a Santa Casa desenvolver trabalhos tão importantes como as captações e os transplantes de órgãos. “Ficamos muito felizes em ver a dona Teresinha depois de 40 anos dar um depoimento desses, bem como o Sidnei, que mostrou muita fé em Deus. Isso nos motiva a continuar trabalhando para o nosso hospital ajudar cada vez mais pessoas”.

Norival Carneiro Rodrigues, provedor da Santa Casa de Marília

Iluminação verde

Os prédios da Santa Casa de Marília e do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” estarão iluminados na cor verde neste mês de setembro para chamar a atenção para a importância da campanha. Também vão adotar a mesma prática em apoio à campanha de doação de órgãos o Marília Shopping, o Empório do Sabor e o Laboratório Osvaldo Cruz.

‘Caminhada pela Vida’

No dia 23 de setembro (sábado), às 9h, na avenida das Esmeraldas (saída da Praça da Emdurb), será realizada a já tradicional “Caminhada pela Vida”. O evento é aberto à população e a organização pede para que as pessoas compareçam com camisetas na cor verde. O percurso irá até as proximidades da Drogaria Nissei, retornando ao ponto de partida.

Compartilhar matéria no
Depoimentos emocionantes de transplantados e palestras abrem campanha de doação de órgãos na Santa Casa de Marília
Primeiros transplantados de rim e de fígado no hospital participaram de evento inaugural do Setembro Verde