Fonte: Portal Terra
A dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, é uma condição inflamatória crônica da pele que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, sendo mais comum em crianças
Caracterizada por surtos de coceira intensa, vermelhidão e pele seca, essa condição pode causar desconforto e impactar a qualidade de vida dos pacientes.
Para explicar as causas e tratamentos da condição, o Terra Você conversou com o médico dermatologista e cirurgião dermatológico Gustavo Martins.
O que é dermatite atópica
O médico explica que a dermatite atópica é uma doença crônica e hereditária, não contagiosa, que torna a pele mais sensível e suscetível a irritações e infecções, além de causar inflamação e coceira, que oscilam entre momentos piores e melhores.
Sintomas da dermatite atópica
Os principais sintomas da dermatite atópica são coceira intensa, vermelhidão, inchaço, e a formação de pequenas bolhas que podem liberar líquido.
De acordo com o especialista, a pele afetada também pode ficar seca, rachada e com crosta. Em casos graves, a coceira constante pode levar a infecções cutâneas.
Diagnóstico médico
O diagnóstico da dermatite atópica é feito principalmente através do exame físico e do histórico médico do paciente. O médico avalia a aparência e a localização das lesões cutâneas, além de sintomas, histórico familiar de possíveis fatores desencadeantes.
O tratamento da dermatite atópica envolve a hidratação regular da pele, uso de medicamentos tópicos como corticosteroides e inibidores de calcineurina para reduzir a inflamação e a coceira. Em alguns casos ela desaparece ou diminui bastante na idade adulta.