No dia 29 de setembro foi celebrado o Dia Mundial do Coração e diversas campanhas são realizadas em todo o planeta lembrando da importância de se manter hábitos saudáveis e de ter acompanhamento de profissionais da área da Cardiologia para garantir o bom funcionamento de um dos órgãos mais importantes do corpo humano.
A Santa Casa de Marília é referência regional em Cardiologia Clínica, Intervencionista e Cirúrgica, realizando a maioria dos seus procedimentos via SUS (Sistema Único de Saúde).
O atendimento de Cardiologia no hospital envolve aproximadamente 20 médicos cardiologistas, suporte de médicos intensivistas, anestesistas e de equipe multiprofissional com profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Odontologia, Fonoaudiologia e Serviço Social. Isso proporciona uma assistência completa ao paciente, seja ele ambulatorial, clínico ou cirúrgico.
Assistências pré e pós-operatório são oferecidas, contando inclusive com UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusiva para pacientes cardiológicos (REC – Unidade de Recuperação em Cardiologia).
MAIORIA SUS
No Ambulatório de Cardiologia da Santa Casa de Marília, que funciona no prédio do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal”, são 11.800 atendimentos por ano, todos eles SUS, entre consultas médicas e exames. Os pacientes são encaminhados pela rede básica de saúde de 62 municípios do DRS IX.
O serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Marília realiza 2.400 procedimentos anualmente, sendo 1.260 cateterismos e 420 angioplastias através do SUS para pacientes do DRS IX (Departamento Regional de Saúde), o equivalente a mais de 70% do total.
Já o serviço de Cirurgia Cardíaca, faz 540 procedimentos cirúrgicos por ano, incluindo intervenções de válvula do coração e implantações de marcapasso, sendo mais de 80% destes serviços prestados via Sistema Único de Saúde.