A mariliense Maria Helena Peraccini, especialista em Hotelaria Hospitalar, desenvolve treinamentos voluntários para o combate ao coronavíarus em parceria com a entidade Amigos do Bar

A enfermeira Maria Helena Peraccini em treinamento voluntário contra a Covid-19

A mariliense Maria Helena Peraccini é um grande exemplo e orgulho para a Saúde em Marília. Formada em Enfermagem pela Famema, com pós-graduação em Administração de Empresas e especialista em Hotelaria Hospitalar, é coordenadora científica do Congresso Brasileiro e Nacional de Hotelaria Hospitalar, foi presidente da Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar (período de 2013 a 2016) e soma outros muitos destaques no cenário nacional, tal como o fato de ser membro da Comissão Científica da Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro.

Após mais de três décadas residindo em São Paulo, Maria Helena retornou à cidade natal. Foi então que sentiu necessidade de executar um serviço voluntário, compartilhando sua experiência na área da saúde. “Queria dedicar meu tempo para fazer algo que fosse útil, porém fazendo o que sei fazer muito bem. Então me dediquei a isto: passar informações úteis sobre medidas de higiene no combate a COVID-19”, revela a profissional.
Assim, desde maio de 2020, Maria Helena participa como voluntária na Associação dos Amigos Solidários de Marília (Amigos do Bar), assumindo a elaboração e realização de treinamentos (cursos mensais) e visitas técnicas relacionadas as medidas de higiene e prevenção a COVID 19 para um público variado, com enfoque em instituições filantrópicas de Marília e região. A princípio o conteúdo foi direcionado para entidades de saúde filantrópicas. “Depois da primeira palestra, percebemos o grande interesse da população de um modo geral, profissionais de outros segmentos e aí abrimos o evento para todos. O objetivo principal era o de prestar um serviço voluntário de informação no combate a COVID-19, com foco no segmento da saúde e nos serviços de apoio hospitalar”, descreve.
Desde então a proposta tem se desenvolvido mais e mais, inclusive com a proposta de um lançamento, que ocorrerá em breve, de um manual básico de medidas de higiene e recomendações, que será distribuído para a população, no qual Maria Helena participa como voluntária na montagem técnica. Também ocorrem outros treinamentos ao menos uma vez por mês. A enfermeira também se dedica à visitas técnicas em instituições filantrópicas para auxiliar na metodologia de trabalho e elaboração de processos para melhorar e organizar os serviços de apoio não assistenciaias, além de participar de “lives” relacionadas as medidas de prevenção da COVID-19 promovidas por empresas privadas e instituições afins, atuando como moderadora e palestrante

Maria Helena tem ainda um projeto em “stand by”: “preparar pessoas para o mercado de trabalho em Serviços de Apoio Hospitalar, mão-de-obra com qualificação para chegarem as Empresas preparadas”, revela.

A profissional separou ainda algumas dicas importantes para que os leitores da D Marília se protejam contra o vírus. Confira a seguir:

5 PRINCIPAIS ATITUDES PARA PREVENÇÃO CONTRA A COVID-19

1- Mantenha o distanciamento social
2- Evite aglomeração, ou seja, não participe de festas, eventos ou qualquer outra situação que tenha um grupo de pessoas e que seja impossível manter distanciamento

3- Medidas de higiene: lavagem de mãos e uso constante de máscaras quando sair de casa.
4- Medidas de higiene ao fazer compras e ao trazer as compras para casa: desinfetar embalagens e utilizar uma superfície intermediária (que não sirva de local para refeição) para colocar as compras antes de desinfeta-las e fazer a desinfecção deste local ao término.
5- Cuidado redobrado ao utilizar um banheiro público, tais como: acionar a descarga com a tampa fechada, não tocar (na medida do possível) em superfícies altamente tocadas e principalmente higienizar as mãos ao entrar e ao sair.

CUIDADOS QUANDO HÁ UMA PESSOA CONTAMINADA EM CASA:

– Separe todos os utensílios e objetos desta pessoa.
– Dê preferência à utilização de objetos descartáveis (copos, talheres, pratos)
– Esta pessoa deve permanecer isolada em um cômodo da casa e se possível ter um banheiro de uso exclusivo. Se isto não for possível, o banheiro deve ser desinfetado após o uso, para que outras pessoas possam utilizá-lo.
– Se tiver que se aproximar é importantíssimo o uso da máscara por todos os contactantes desta pessoa.
– Cumprir a quarentena religiosamente
– Ao desprezar os resíduos, coloque em saco duplo e amarre uma fita vermelha para sinalizar aos coletores.

Compartilhar matéria no
Em luta contra a Covid-19