Que ritmo toca o seu coração? A pergunta, que convida à uma reflexão coletiva sobre a importância de escutar com atenção os sons que ecoam do próprio corpo, é tema da campanha “Outubro Rosa”, do Grupo Sabin.
A edição deste ano é mais do que uma obra musical, é também uma forma de inspirar pacientes na busca por práticas que assegurem bem estar e qualidade de vida, além de motivar iniciativas de autocuidado.
Empresa de alma feminina, o Grupo quer também alertar para a importância de compreender os fatores de risco para a doença, a partir de uma série de ações que despertam o consciente coletivo para a saúde das mamas. Em São José dos Campos, onde há 12 unidades distribuídas, os cuidados são pensados para suprir as principais necessidades da sociedade regional.
“Entendemos as necessidades e anseios do nosso público feminino e pensamos em ações que ampliem o acesso delas ao que há de mais inovador no cuidado com a saúde. Temos condições especiais pensadas para as mulheres. Nosso objetivo é que elas tenham mais possibilidade de encaixar esse momento de atenção à sua rotina”, explica Silvia Cardoso, gestora do grupo Sabin em São José dos Campos.
A executiva detalha ainda que a ação deste ano evidencia os fatores de risco para o câncer de mama, como obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, consumo exagerado de bebida alcoólica. Além disso, lista também os fatores históricos de reprodução e também questões hormonais, genéticas e hereditárias associadas às principais causas da doença. “O acesso a essas informações também é uma forma de mostrar o nosso jeito de cuidar, ecoando mensagens relevantes de atenção à saúde e promovendo a conscientização coletiva sobre a doença, as possíveis causas e as formas de prevenção. O autoexame, por exemplo, é apontado por autoridades como a principal forma de detectar tumores de mama precocemente e é uma forma singular de autoconhecimento em relação ao próprio corpo, mas não substitui os exames realizados ou prescritos pelo médico. Por isso, é tão importante disseminar informação segura e ela está no centro da nossa estratégia de cuidado”, observa.

Afeto e orientação permeiam a ação
A iniciativa destaca também a importância da adoção de hábitos saudáveis que, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida, também ajuda na prevenção do câncer de mama, como uma alimentação mais equilibrada somada à prática de atividades físicas e à realização de exames periódicos. “Aqui no Sabin, montamos uma estrutura completa para uma assistência integral e humanizada dos nossos pacientes. Recebemos nossas pacientes em ambientes especialmente preparados para que realizem os exames com mais discrição, privacidade, segurança e conforto”, enfatiza Silva.

Solidariedade inspira uma jornada mais leve
Responsável pelo investimento social privado do Grupo Sabin, o Instituto Sabin também abraçou a campanha e convida à doação de lenços que vão deixar as mulheres em tratamento oncológico mais inspiradas e fortalecidas para superar a batalha. “A doação de pode ser realizada em qualquer uma das nossas unidades Sabin e todos os itens arrecadados serão doados para organizações que atendem mulheres em tratamento aqui em São josé dos Campos”, conclui. Serviço: Para conferir todos os detalhes sobre a campanha #Escuteseucorpo, acesse o site do Grupo Sabin. As informações sobre as unidades localizadas em São José dos Campos, onde podem ser feitos exames e doação de lenços, também estão disponíveis no ambiente virtual. Para mais detalhes, entre em contato pelo telefone (12) 2138 -9500.

Compartilhar matéria no
Escute seu corpo: campanha convida aos cuidados com a saúde das mamas. Que ritmo toca o seu coração?