Pesquisas indicam que a atividade física tem efeito mais forte na cognição do que as flutuações hormonais do ciclo menstrual

(Imagem: Standret/Shutterstock)

Um novo estudo da University College London (UCL), publicado na Sports Medicine, mostrou que mulheres apresentaram melhor desempenho cognitivo durante a ovulação – fase em que os tempos de reação foram mais rápidos e os erros menos frequentes.

No entanto, os pesquisadores concluíram que o nível de atividade física tem um impacto ainda maior sobre a função cerebral do que as variações hormonais.

cognitivo
Estudo mostra que mulheres fisicamente ativas têm desempenho cognitivo até três vezes melhor. Imagem: Ekaterina Markelova/Shutterstock

Descobertas do estudo

Já a ovulação foi o momento de melhor desempenho, com respostas cerca de 30 milissegundos mais rápidas que no período pré-menstrual.

A pesquisa acompanhou 54 mulheres entre 18 e 40 anos ao longo das quatro fases do ciclo menstrual, comparando o desempenho em testes de tempo de reação, atenção e precisão.

As participantes fisicamente ativas – desde praticantes recreativas até atletas de elite – reagiram, em média, 70 milissegundos mais rápido e cometeram três vezes menos erros impulsivos do que as inativas, independentemente da fase do ciclo.

Durante a fase lútea média, quando há aumento da progesterona, os tempos de reação foram mais lentos, mas sem prejuízo da precisão.

menstruação absorventes

Pesquisa observou mulheres de idades variadas ao longo das quatro fases do ciclo menstrual – Imagem: Alina Kruk/Shutterstock

Importância de reações mais rápidas

As autoras, Flaminia Ronca e Evelyn Watson, destacam que diferenças sutis de tempo podem afetar o desempenho esportivo e até prevenir lesões.

Elas também reforçam que mesmo atividades leves (como uma caminhada rápida de 15 minutos) podem melhorar o humor e a cognição, evidenciando a importância do exercício para o cérebro feminino.

Mulher de costas fazendo exercícios abdominais
Mulheres ativas apresentaram tempos de reação 70 milissegundos mais rápidos do que as sedentárias (Imagem: brizmaker/Shutterstock)

Fonte: Olhar Digital


Compartilhar matéria no
Estudo identifica fator que ajuda o desempenho cognitivo feminino