A atividade física deve estar presente em todas as etapas da vida de uma pessoa. Para as crianças, a prática regular de exercícios é benéfica para o desenvolvimento físico, motor e intelectual. Entre os principais pontos positivos está o menor risco de sedentarismo na vida adulta, aumento da autoestima e o fortalecimento dos ossos e músculos.
Mas é preciso estar alerta para a segurança dos pequenos atletas, que devem usar equipamentos de segurança e ter alimentação saudável e adequada.
Para os bebês de até dois anos, é interessante trabalhar o desenvolvimento e a aula de psicomotricidade com habilidades básicas como subir, descer, rolar, saltar, equilibrar-se e rastejar.
As duas modalidades também são recomendadas para crianças entre três e seis anos, além do judô e ballet. É neste momento que o lúdico deve ser despertado com muitas brincadeiras para aprender os movimentos iniciais dos exercícios.
A partir dos 7 anos é a fase de gastar a energia e se preparar para uma vida ativa, saudável e disposta. Entre os mais queridinhos para essa idade estão os esportes de quadra, dança e natação. Por isso, é ideal incluir na rotina das crianças as aulas de futebol, jazz, sapateado e judô.