Na busca por alternativas naturais para o emagrecimento e o controle da saúde metabólica, um nome tem ganhado destaque nas prateleiras de suplementos e no radar de profissionais da saúde: o glucomanano. Derivado da raiz do konjac, uma planta originária do sudeste asiático, essa fibra solúvel tem sido apontada como aliada para quem busca perder peso de forma mais equilibrada e consciente.

O que é o glucomanano?

O glucomanano é uma fibra alimentar altamente viscosa, com uma impressionante capacidade de absorção de água, podendo expandir até 50 vezes o seu volume original no estômago. Ao formar este gel espesso no trato gastrointestinal, retarda o esvaziamento gástrico, promovendo saciedade por mais tempo e ajudando a reduzir o consumo excessivo de alimentos.

Para entender melhor seus efeitos, Cintya Bassi, coordenadora de Nutrição e Dietética do São Cristóvão Saúde, explica como essa substância atua no organismo.

“Para surtir efeito no controle do peso, o consumo precisa ser frequente e respeitar a dose diária recomendada, de 3g ao dia, com ingestão adequada de água. E, claro, deve estar inserido em uma rotina com alimentação equilibrada e estilo de vida saudável”, orienta Cintya.

Embora seu apelo mais popular esteja relacionado ao emagrecimento, o glucomanano apresenta outros benefícios clinicamente relevantes:

  • Controle glicêmico: ao retardar a absorção de carboidratos, ajuda a evitar picos de glicose no sangue, especialmente útil para pessoas com resistência à insulina ou diabetes tipo 2.
  • Redução do colesterol LDL: a fibra se liga às gorduras no intestino, favorecendo sua eliminação nas fezes e ajudando a reduzir os níveis de colesterol ruim.
  • Melhora do trânsito intestinal: sua ação de volume estimula o funcionamento do intestino, sendo eficaz contra a constipação.

Como consumir?

O glucomanano pode ser encontrado em diferentes formatos: cápsulas, pó e alimentos e bebidas enriquecidos, como shakes e suplementos nutricionais. A recomendação mais eficaz para quem deseja controlar o apetite é ingerir o produto 30 a 60 minutos antes das principais refeições, acompanhado de muita água.

Apesar de ser uma fibra natural, o glucomanano não é indicado para todos. Gestantes, lactantes, idosos e diabéticos devem buscar orientação médica ou nutricional individualizada antes de iniciar o uso.

“Assim como a chia ou o psyllium, o glucomanano pode ser um excelente aliado quando bem indicado. Mas deve sempre ser parte de um plano alimentar estruturado e não encarado como solução mágica”, reforça Cintya.

Como qualquer suplemento, o glucomanano não é isento de riscos. Seus principais efeitos colaterais incluem distensão abdominal, gases e, em casos mais raros, obstrução intestinal ou engasgo — especialmente se ingerido com pouca água.

“É fundamental ingerir pelo menos 35ml de água por quilo de peso corporal para garantir a eficácia e segurança do uso. E, por ser uma fibra altamente expansiva, o glucomanano deve ser evitado por pessoas com dificuldades de deglutição, estenose esofágica ou obstruções intestinais”, explica Cintya.

Além disso, seu consumo deve ser afastado dos horários de medicamentos, para não prejudicar a absorção ou eficácia de fármacos orais. Embora o glucomanano seja uma substância promissora, especialmente por seus efeitos sobre saciedade, colesterol e glicemia, ele não substitui bons hábitos alimentares nem prática regular de atividade física.

O mais importante, segundo especialistas, é entender que a perda de peso saudável é multifatorial, e que nenhum suplemento, isoladamente, será capaz de oferecer resultados consistentes sem mudanças de comportamento.

Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde

Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde possui 10 Unidades de Negócio, que englobam: Hospital e Maternidade, Plano de Saúde, Centros Ambulatoriais, Centro Cardiológico, Centro Laboratorial (CLAV), Centro Endogástrico (CEGAV), Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS I e II), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP Dona Cica) e Filantropia. Referência em saúde, na cidade de São Paulo, a Instituição completou 113 anos em dezembro de 2024. O Grupo promove uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o complexo hospitalar conta com 309 leitos, além de oito Centros Ambulatoriais, que realizam milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 165 mil vidas do Plano de Saúde e 28 mil vidas do Plano Odontológico. 

O Grupo São Cristóvão Saúde tem como Presidente/ CEO o Engº Valdir Pereira Ventura, responsável pelas Unidades de Negócio e, desde 2007, atuando à frente das decisões Institucionais. 

Compartilhar matéria no
Glucomanano: a fibra asiática que pode auxiliar no controle do peso e da saúde intestinal e vem ganhando mais espaço nas dietas modernas