As ações em Educação em Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA voltadas para o enfrentamento da Pandemia do novo coronavírus (COVID-19) complementou o trabalho dentro do hospital e forneceu ferramentas online aos seus profissionais para orientar e capacitar como também instruir os pacientes.
Os profissionais recebem treinamento presencial ou por videoconferência, com instruções sobre novos procedimentos, novos protocolos, fluxos de trabalho e uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além das ferramentas online e de comunicação visual interna.
Foram fixados cartazes informativos nos locais de atendimento com o intuito de dar visibilidade e facilitar o acesso às informações necessárias relacionadas à COVID-19, garantindo assim maior uniformidade das condutas.
A medida complementa as ações de Capacitação de Segurança do Trabalhador, desde como proceder com as condutas definidas no Plano de Contingência da COVID-19 do HCFAMEMA, como por exemplo, as ações para se reduzir os riscos de contágios do vírus ao se depararem com pacientes suspeitos e/ou contaminados ou como utilizar adequadamente os EPIs que cada grupo de trabalhadores deverá usar conforme seu setor e sua maior ou menor exposição a materiais contaminados.
Nas plataformas digitais, disponíveis pela Internet, também foram disponibilizados informativos, boletins, cartilha e inclusive vídeos demonstrativos para serem utilizados como ferramentas educacionais complementares, esclarecendo dúvidas sobre todos os procedimentos.
Todas as medidas estão sendo adotadas para que os impactos no sistema de saúde sejam os menores. As orientações contribuem para a capacitação dos profissionais da área diante da pandemia do Coronavírus, considerada uma das maiores da história mundial que gerou uma recessão em centenas de países de todos os continentes.