
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HCFAMEMA) esteve presente na sede da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES/SP) ontem, 29 de setembro de 2025, para uma reunião sobre o Prédio Ambulatório e Medicina Digital (PAMB+).
Representando a instituição, o Superintendente, doutor Tarcísio Machado, e o Chefe de Gabinete, doutor Igor de Castro, se reuniram com o Deputado Federal Vinicius Carvalho; o Secretário de Saúde de São Paulo, doutor Eleuses Paiva; e a Secretária Executiva da SES, Priscilla Pericardis.
Durante a reunião, o projeto de construção do PAMB+ foi aprovado, sendo necessária, na próxima etapa, a busca orçamentária para realização do novo ambulatório.
O QUE É O PAMB+?
O Prédio Ambulatório e Medicina Digital (PAMB+) é uma resposta a um desafio central: a fragmentação física dos serviços ambulatoriais do HCFAMEMA, hoje dispersos em cinco diferentes locais da cidade (HCIII, Oncoclínica, Hemocentro, Materno Infantil, e NGA) o que gera ineficiência operacional, elevação de custos e barreiras no acesso da população.
O objetivo do PAMB+ é, além de integrar os serviços especializados em uma única estrutura, incorporar recursos de telemedicina e telessaúde para ampliar o acesso da população às especialidades, alinhando-se ao Programa Estadual de Saúde Digital do Governo de São Paulo.
Com o projeto, o HCFAMEMA busca garantir acolhimento humanizado com fluxos assistenciais eficientes e centrados no paciente; otimizar recursos humanos, físicos e tecnológicos; reduzir custos operacionais; aumentar a resolutividade dos casos referenciados; e diminuir o tempo médio de espera para consultas especializadas.
O PAMB+ será desenvolvido em parceria com a FAMEMA, consolidando-se como um espaço estratégico para o fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
É esperado o impacto de 25.000 atendimentos ambulatoriais mensais nas modalidades presencial e digital quando o projeto estiver concluindo e operando.