O início de um novo ano é também um período de estabelecer metas. Muitas delas podem ter relação com a melhora do bem-estar e da vida de forma geral. Mas como criar objetivos alcançáveis para 2024? A ciência pode ajudar.

Qualidade do sono e caminhar para trás

Evite luzes fortes ou olhar para o telefone duas horas antes de dormir. Segundo os cientistas, ter uma rotina do sono (ou seja, uma hora certa para dormir) ajuda a manter um intestino saudável.

Para melhorar a saúde cardíaca, a realização de exercícios é fundamental. Ser uma pessoa ativa ainda fortalece o sistema imunológico e confere uma maior perda de peso.

Uma outra dica é andar de costas. Descobriu-se que caminhar para trás queima mais calorias do que andar para frente, ao mesmo tempo que fortalece os músculos das costas. É particularmente recomendado para pessoas com problemas nos joelhos, pois reduz a tensão na articulação do joelho e aumenta a flexibilidade dos isquiotibiais. Também pode dar um impulso ao seu cérebro.

Tente também fazer agachamentos. Ao trabalhar com e contra a gravidade, esses exercícios aparentemente simples podem dar ao seu cérebro um impulso surpreendente no fluxo sanguíneo, o que, por sua vez, pode melhorar as nossas capacidades cognitivas e de resolução de problemas.

Pensar que é jovem ajuda, diz ciência

Tente pensar que é jovem (caso não seja, obviamente). Uma pesquisa mostra que, se você se considerar jovem, poderá viver mais.

Também pode valer a pena abraçar o poder da contemplação, seja escalando uma montanha, observando o oceano ou maravilhando-se com um céu estrelado. A contemplação pode reduzir o estresse, aumentar a memória e proporcionar uma maior sensação de conexão com os outros e com o mundo ao seu redor.

Outra opção é simplesmente respirar. A pesquisa indica que os exercícios respiratórios podem reduzir o estresse, a ansiedade e diminuir a pressão arterial. Eles também podem ajudá-lo a dormir.

Relacionamentospodem fazer sua vida mais feliz

Fortalecer as amizades deve ser uma prioridade em 2024. Ter amigos estimula seu sistema imunológico, melhorar sua saúde cardiovascular e fazer você se sentir mais feliz.

As amizades também podem mudar nossos hábitos, para melhor e para pior. Gostamos de captar dicas das pessoas ao nosso redor, e essas podem ter um impacto poderoso em nosso comportamento.

Se você está procurando algo além de uma amizade, você deve aceitar suas peculiaridades. Pequenas mudanças nas roupas que vestimos e ter gostos e opiniões diferentes das convenções podem nos tornar mais atraentes.

Perdoar também pode ser um passo simples que pode trazer múltiplos benefícios para nossas vidas. Isso pode reduzir nossos níveis de estresse e até mesmo a nos manter mais saudáveis à medida que envelhecemos.

Alimentação e hobbies

• Ter uma dieta balanceada ajuda a mente e o corpo.

• Estudos demonstraram que frutas e vegetais de cores variadas podem melhorar a saúde do cérebro e reduzir as chances de desenvolvermos doenças cardíacas.

• Pesquisas ainda sugerem que quem bebe café tem menor risco de morrer de acidente vascular cerebral, doença cardíaca ou câncer.

• Mas lembre-se de consumir com moderação.

• Além disso, adotar um novo hobby pode ajudar a manter seu cérebro mais jovem, ajudar a estimular a criatividade e evitar o tédio.

• Os cientistas vencedores do Nobel, por exemplo, listam cerca de três vezes mais passatempos pessoais do que uma pessoa comum – e são particularmente propensos a envolver-se em atividades criativas, como música, pintura ou escrita de poesia.

• E, se você gosta de ler em voz alta para outras pessoas, isso pode não apenas melhorar sua memória do que você está lendo, mas também facilitar a compreensão de textos complicados.

Por G1
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi/Olhar Digital
Fonte: Revista D Marília 

Compartilhar matéria no
Hobbies, alimentação e sono: as dicas da ciência para melhorar sua vida