Marília adere ao uso medicamento cloroquina e hidroxicloroquina em pacientes com sintomas do coronavírus. Parte dos hospitais de Marília já está equipada com os medicamentos e inclusive já foram utilizados no tratamento de alguns pacientes.

A confirmação partiu do prefeito de Marília, Daniel Alonso (PSDB), durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (9) no auditório da Prefeitura Municipal.

Apesar dos estudos ainda comprovarem a eficácia das substâncias, elas já estão sendo prescritas em pacientes sintomáticos, ou seja, que apresentam os sintomas graves e estão internadas em virtude do Covid-19.

O tratamento do coronavírus não é consenso entre a comunidade cientifica. Os estudos realizados até aqui não apresentaram evidências suficientes para apontar que os medicamentos realmente são eficazes contra a Covid-19

O Hospital Beneficente Unimar e a Santa Casa de Marília possuem os medicamentos. O Jornal D Marília acompanha todas as novidades do uso da cloroquina e hidroxicloroquina na cidade.

Fundação Oswaldo Cruz

A recomendação do Ministério da Saúde para uso da hidroxicloroquina e cloroquina no tratamento contra a Covid-19 chama-se uso off label (fora do que está prescrito na bula do medicamento) e é uma prática usada, mas para casos muitos graves.

Foi nesse sentido que o governo brasileiro liberou o uso desses medicamentos, mas apenas para decisão de cada médico sobre sua aplicação em relação a cada paciente específico.

Especialistas afirmam que não se deve usar cloroquina ou hidroxicloroquina para prevenir ou tratar a Covid-19 sem o devido acompanhamento médico e ressaltam que todo medicamento possui efeitos colaterais e que a cloroquina e a hidroxicloroquina afetam o coração e podem levar à morte.

Além disso, a automedicação traz o risco de interação medicamentosa com outros remédios que a pessoa tome regularmente, o que pode agravar a toxicidade da cloroquina e da hidroxicloroquina.

Compartilhar matéria no
Hospitais de Marília usam cloroquina para tratamento do coronavírus