Equatoriano mantém rotina ativa, ensina prática todos os dias e diz que o movimento é essencial para envelhecer bem

Instrutor de ioga de 93 anos, o equatoriano Salomon Delgado, diz que incentiva alunos idosos a praticarem exercícios físicos — Foto: Reprodução / Instagram

Em uma cidade conhecida pela obsessão com juventude e exercícios de alta intensidade, um professor de ioga, de 93 anos, vem chamando atenção em Los Angeles, nos Estados Unidos. Trata-se de Salomon Delgado, natural de Guayaquil, no Equador. Segundo o site britânico Daily Mail, atualmente, ele é um dos instrutores mais queridos do estado daa Califórnia, e um exemplo vivo de vitalidade na velhice.

De acordo com o Mail, Delgado se mudou para os Estados Unidos em 1959, aos 27 anos, e construiu uma trajetória diversa: foi chef, designer gráfico e dono de uma loja de produtos naturais antes de descobrir a ioga, na metade dos anos 1960.

Idosos se exercitam no centro Elk Ridge Village, nos Estados Unidos

Jean Bailey em uma de suas aulas de fortalecimento físico — Foto: Elk Ridge Village Senior Living
Idosos se exercitando no asilo Elk Ridge Village Senior Living — Foto: Elk Ridge Village Senior Living
Jean comemora o seu aniversário de 102 anos — Foto: Elk Ridge Village Senior Living

Aos 102 anos, Jean Bailey comanda sessões de condicionamento físico no local

Foi, assim, que ele se apaixonou pela prática, obteve certificação como instrutor em 1972 e, pouco depois, abriu o próprio estúdio, batizado de “Scientific Yoga”. O nome, inclusive, reflete sua busca por compreender a conexão entre corpo, mente e respiração.

Desde então, ele formou milhares de alunos. Hoje, continua à frente de turmas diárias em uma unidade da academia 24 Hour Fitness, em Los Angeles, onde os encontros combinam alongamentos suaves, saudações ao sol, exercícios de equilíbrio, respiração e meditação.

Apesar da idade, Delgado, conhecido pelos alunos como Raghavan Dad, mantém boa saúde. Ele tem visão enfraquecida e pressão alta, controlada com o uso de marcapasso, mas diz se sentir “cheio de energia”. Segundo o professor, o segredo está em quatro hábitos simples, seguidos há décadas:

  1. Alimentação pescetariana, baseada em peixes, frutas e vegetais
  2. Hidratação constante
  3. Meditação diária
  4. Movimento contínuo

“Não importa quantos anos você tenha, é preciso se mover. Se você para, se torna um inválido. Até os ossinhos das mãos e dos pés precisam se mexer”, declarou Delgado ao Los Angeles Times.

O professor dedica pelo menos 25 minutos por dia à prática pessoal de ioga e, ao longo da vida, também se manteve ativo com caminhadas, natação, ciclismo e dança. O equatoriano conta que também estudou cinesiologia, fisiologia e anatomia, e é certificado em Pilates, aeróbica e treinamento para idosos.

Equatoriano mantém rotina ativa, ensina prática todos os dias e diz que o movimento é essencial para envelhecer bem — Foto: Reprodução / Instagram
Equatoriano mantém rotina ativa, ensina prática todos os dias e diz que o movimento é essencial para envelhecer bem — Foto: Reprodução / Instagram

Para Delgado, a chave da longevidade vai além da boa forma física.

“Uma pessoa focada e atenta é uma pessoa mais relaxada. Menos estresse significa mais saúde. O estresse destrói o sistema nervoso e adoece o corpo”, alerta.

Mesmo aos 93 anos, ele não pensa em se aposentar.

“Eu preciso ensinar. Você imagina se eu parar de ver meus alunos? Vou ficar sentado esperando o carro funerário vir me buscar?”, brinca.

O professor afirma que ensinar ioga lhe dá propósito e energia. Por isso, incentiva outros idosos a buscarem atividades que tragam prazer e significado.

“É muito importante ter algo que você goste de fazer. Encorajo meus alunos aposentados a se engajarem em trabalhos voluntários, isso dá sentido à vida”, finalizou.

Fonte: O Globo

Compartilhar matéria no
Instrutor de ioga, de 93 anos, aponta os quatro hábitos que considera o segredo da longevidade