Composta pela mistura de diferentes químicos, a droga Kush está causando estragos no oeste da África, incluindo Serra Leoa, Guiné e Libéria. O composto pode conter até ossos humanos e, segundo relatos, transforma os usuários em zumbis, sem noção da realidade.
A fórmula da Kush mescla inúmeros remédios opioides de uso controlado, como fentanil e tramadol. Pode conter até formaldeído. Além disso, é incluída a Cannabis Indica — espécie diferente da Cannabis sativa, mais conhecida no Brasil. Tudo é misturado, com ou sem ossos triturados, vira um pó e é fumado de forma ilegal, por meio de cigarros.
Aqui, vale observar que a composição da Kush é diferente da K9, da maconha sintética, da spice e de suas variações, outros tipos de drogas que provocam o efeito zumbi. Neste caso, a mistura líquida de químicos é normalmente pulverizada em matéria vegetal e fumada
Kush possui ossos humanos?
Para Michael Cole, professor de Ciência Forense na Anglia Ruskin University (ARU), no Reino Unido, há muitas dúvidas sobre a composição da droga Kush. Por ser feita em laboratórios ilegais, não há qualquer controle e pode ter diferentes “ingredientes”.
Dessa confusão é que surgiu a ideia de que ossos humanos são partes da mistura — ainda não se sabe a origem deles, mas acredita-se que venham de ladrões de túmulos. O item exótico é, muito provavelmente, acrescentado por ter enxofre, algo, segundo a crença popular, pode causar euforia.
No entanto, “os níveis de enxofre nos ossos não são altos [para causar essa sensação]. Fumar enxofre resultaria na produção e inalação de dióxido de enxofre altamente tóxico”, alerta Cole, em artigo para a plataforma The Conversation.
Efeito zumbi da Kush
Os efeitos da droga podem variar entre os usuários, mas há um padrão. Por exemplo, a cannabis provoca uma sensação de relaxamento e altera o estado de consciência do indivíduo.Para gerar o efeito zumbi, a droga Kush tem cannabis e fentanil (Imagem: Wirestockc/Envato)
Já o fentanil provoca euforia e confusão, seguido por muita sonolência. Com efeito semelhante ao da morfina, o tramadol também causa sono e desconecta o usuário da realidade.
No fim, “a droga faz as pessoas adormecerem enquanto caminham, assim elas caem, batem a cabeça e andam entre carros”, afirma Cole. A imagem é semelhante a de uma onda de zumbis e, quando estão sóbrios, [os usuários] podem cometer inúmeros crimes para comprar mais Kush e voltar a esse estado.
Por semana, pelo menos 12 pessoas morrem em consequência do uso de Kush, enquanto outras centenas podem ser hospitalizadas por inúmeras causas, incluindo o vício.
Mais drogas feitas de misturas
A droga Kush causa espanto pela mudança de comportamento provocada nos usuários, mas não é a única mistura de compostos a se proliferar. Outra droga popular é a nyaope, também conhecida como whoonga. Tabaco e cannabis são misturados com heroína e medicamentos antirretrovirais usados no tratamento do HIV.CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Fonte: The Conversation
Por Fidel Forato | Editado por Luciana Zaramela