O Ministério da Saúde (MS) autorizou a instalação de quatro novos leitos na ala pediátrica do Hospital Beneficente Unimar (HBU). São dois para atender os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e outros dois para convênios e particulares. A portaria autorizando a abertura dos leitos foi publicada pelo Diário Oficial da União (DOU) no dia 27 de outubro e é assinada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade de Lima.


A coordenadora da UTI Pediátrica do HBU, Nathalia Falco de Oliveira Lima, destacou que estes novos leitos são extremamente importantes, para dar o suporte no atendimento da enfermaria e atender a demanda de
pacientes de Marília e da região. “Estes leitos vêm atender o déficit de vagas que nós temos no município. Os quadros graves das crianças evoluem muito rapidamente e ter os leitos disponíveis, no próprio hospital,
é fundamental para uma boa recuperação”, explicou.
A ala de pediatria do HBU foi inaugurada em agosto de 2023 e leva o nome da vice-reitora da Unimar, professora Regina Lúcia Ottaiano Losasso Serva. O setor é todo decorado com motivos infantis, dispõe de
equipamentos completos para assistência às crianças, além de equipetécnica multidisciplinar para auxiliar os usuários e suas famílias.
Segundo Nathalia, dezenas de crianças já foram atendidas desde a inauguração. “Nós recebemos vários pacientes e todos evoluíram positivamente, com ampla recuperação e alta das crianças”, ressaltou.
Para a diretora superintendente da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU), Márcia Mesquita Serva Reis, a autorização destes novos leitos vai garantir a ampliação do atendimento para a população. “Os
leitos de UTI Pediátricos fazem falta, diante da demanda cada vez mais frequente de atendimento em Marília. Agora teremos mais tranquilidade para receber as crianças que tiveram a necessidade de ficarem internadas na UTI”, ressaltou.


Depoimentos
A técnica em farmácia Maria Carolina Guarazemin Gandolfi, mãe da pequena Luísa Victória Gandolfi da Silva, destacou que a estrutura da ala pediátrica do HBU de Marília é excepcional. “Fiz questão de pedir para ser atendida aqui no HBU”, ressaltou.

Maria Carolina apontou que os técnicos, farmacêuticos, médicos, enfermeiros e todos os demais funcionários são dedicados, além de uma alimentação excelente. “Eu não tenho o que reclamar, pois é uma ótima instituição. A ala infantil é muito bem estruturada e graças a Deus, minha filha teve uma excelente recuperação”, disse.

Compartilhar matéria no
Ministério da Saúde autoriza leitos de UTI para ala pediátrica ao HBU