O Ministério da Saúde passou a exigir informações de pacientes com covid-19 como seu CPF, o número do cartão SUS e ainda mais qual tipo de virologia. Com a mudança, o número de mortes no estado de São Paulo caiu vertiginosamente.
Após a alteração, foram registradas 281 mortes nas últimas 24 horas em São Paulo. No dia anterior, o número chegou a 1.021 óbitos. A nova diretriz muda os dados nacionais, exigindo mais transparência.
A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo diz que não foi “comunicada previamente a respeito da atualização da ficha” e questionou o Ministério da Saúde sobre as mudanças nos critérios. Algumas cidades alegam que não conseguiram registrar os óbitos por instabilidade no sistema.
Porém, basta conferir os números no portal da transparência dos Cartórios de Registro Civil, que faz normalmente os registros em cada município do Brasil. As mudanças também foram criticadas por secretários estaduais da Saúde, é claro? Com os números nas mãos deles, farão o que quiserem, como vem acontecendo em São Paulo. Existe uma denúncia viralizada nas redes sociais de adulteração dos números feita pelo prefeito de Aparecida do Norte, envolvendo até representante da Igreja Católica (confira o vídeo da denúncia no Editorial).

Compartilhar matéria no
MS altera sistema e número de mortos  cai de 1.021 para 281 em SP