Getty Images

Em entrevistas anteriores à coluna Claudia Meireles, o neurocirurgião vascular Victor Hugo Espíndola mencionou quais são as bebidas mais prejudiciais para o aumento do risco de acidente vascular cerebral (AVC), sendo elas as destiladas e a cerveja. Ao tomar conhecimento das opções danosas, vale também descobrir as benéficas.

Conforme o médico, o consumo moderado de chá e de café pode oferecer benefícios importantes para a saúde cerebral. “Essas bebidas são ricas em antioxidantes, que ajudam a proteger os vasos sanguíneos e a reduzir processos inflamatórios, fatores que contribuem para a prevenção de AVCs”, esclarece.

Especialista em doenças cerebrovasculares, Victor Hugo destaca diversos estudos que mostram os benefícios obtidos pela ingestão dessas bebidas. Ele menciona uma pesquisa publicada na revista PLOS Medicine, com mais de 365 mil participantes entre 50 e 74 anos, no Reino Unido.

Com base no estudo, o médico enfatiza que o consumo de chá e de café com regularidade favorece um “risco menor de desenvolver AVC, principalmente quando a ingestão faz parte de um estilo de vida saudável”. Ele aconselha aliar as bebidas com uma alimentação equilibrada, prática de exercícios e controle da pressão arterial.

Caso pense em tomar altas doses das bebidas para evitar o risco de AVC, o neurocirurgião vascular alerta: “Por outro lado, é fundamental ter atenção à quantidade consumida”. O médico explica: “O excesso de cafeína pode levar ao aumento da pressão arterial, um dos principais fatores de risco para a condição.”

Pessoas com histórico de hipertensão ou doenças cardiovasculares devem sempre consultar um médico antes de aumentar a ingestão de chá ou café, segundo avisa o especialista. “Oequilíbrio e o acompanhamento profissional são essenciais para que essas bebidas possam ser aliadas da saúde cerebral e da prevenção de AVC”, conclui.

com informações de Metrópoles

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
Neurocirurgião cita como o chá e o café ajudam a reduzir risco de AVC