Um novo estudo clínico, SURMOUNT-5, revelou resultados promissores para a tirzepatida, princípio ativo presente nos medicamentos Mounjaro e Zepbound, no tratamento de obesidade e sobrepeso. A pesquisa comparou a tirzepatida com a semaglutida, base do Ozempic e Wegovy, da Novo Nordisk, e mostrou que o grupo que utilizou a tirzepatida perdeu, em média, 20,2% do peso corporal, contra 13,7% no grupo que recebeu a semaglutida.
O cardiologista e especialista em nutrologia Dr. Annibal Barros Junior e
comenta os resultados, explicando as diferenças entre as moléculas, os benefícios de cada tratamento e seu impacto no bem-estar, emagrecimento e saúde cardiovascular.
Estudo SURMOUNT-5:
- Envolveu 751 participantes com obesidade ou sobrepeso e comorbidades (hipertensão, dislipidemia, apneia do sono ou doença cardiovascular).
- Os voluntários foram divididos em dois grupos e tratados por cerca de 1 ano e 6 meses.
- Os resultados do estudo mostraram que o grupo tratado com tirzepatida apresentou uma perda média de 20,2% do peso corporal, enquanto o grupo que utilizou semaglutida registrou uma redução média de 13,7% do peso corporal.
- O objetivo do estudo, segundo Leonard Glass, vice-presidente sênior da Lilly, foi apoiar decisões médicas e oferecer opções mais eficazes para os pacientes.
- As principais diferenças entre as moléculas estão em sua composição e modo de ação. A semaglutida, presente no Ozempic e no Wegovy, imita o GLP-1, um hormônio que regula a glicemia e a saciedade, promovendo a perda de peso por meio da redução do apetite e da menor ingestão calórica. Já a tirzepatida, princípio ativo do Mounjaro e do Zepbound, combina ações semelhantes ao GLP-1 e ao GIP. Essa combinação não apenas regula a glicemia e prolonga a saciedade, mas também apresenta maior eficácia na perda de peso devido à ação conjunta desses dois hormônios.