Com o novo serviço, o Centro de Oncologia do hospital mariliense vai passar a realizar um atendimento integral ao paciente em tratamento de câncer

Os técnicos do MS (Ministério da Saúde) Leonardo Viana e Layane Calheiros de Melo estiveram no prédio onde está sendo construída a Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília, neste dia 21 de junho e constataram que 55% das obras já foram executadas.

A nova unidade que vai atender pacientes em tratamento de câncer está sendo instalada em área total de 2.151,70 m² e área construída de 804,94 m², ao lado do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” e com a fachada defronte à rua 21 de Abril.

Além dos técnicos do Ministério da Saúde, acompanharam a visita representantes da Incorplan – construtora responsável técnica pelas obras – e da Concremat – que faz a fiscalização das obras.

O provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, o superintendente geral do hospital, Sérgio Stopato Arruda e a gerente de projetos da unidade hospitalar filantrópica mariliense, Dilene Lopes, recepcionaram os membros da Pasta Federal da Saúde.

Conforme os técnicos do Ministério da Saúde, o andamento das obras segue em ritmo satisfatório. Iniciadas em 29 de agosto de 2022, as obras da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília têm previsão para serem concluídas o final deste ano. 

Desde 2018, a Santa Casa de Marília foi incluída no Plano Nacional de Expansão da Radioterapia e com um esforço da Direção do Hospital, contando com o apoio de parlamentares, o Ministério da Saúde autorizou o início das obras. 

A Varian vai fornecer o equipamento acelerador linear para a realização das sessões de radioterapia, que atenderão uma população de aproximadamente 1,3 milhão de habitantes em 62 municípios do DRS IX (Departamento Regional da Saúde). 

Tratamento do câncer

Com o novo serviço, o Centro de Oncologia da Santa Casa de Marília, com mais de 20 anos de tradição, vai passar a realizar um atendimento integral ao paciente no tratamento do câncer, em âmbito regional. 

Atualmente, já são realizadas 18 mil consultas, 9 mil sessões de quimioterapia, 400 cirurgias e 700 internações por ano, somente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), na unidade de tratamento de câncer da Santa Casa de Marília, o que consolida o hospital como o maior prestador de serviços SUS na área oncológica na região abrangida perlo DRS IX. 

A expectativa é que pelo menos 1 mil pacientes sejam atendidos anualmente na nova Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília.

Compartilhar matéria no
Nova visita do MS constata execução de 55% das obras da unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília.