O CareIntellect promete otimizar o tempo dos oncologistas, facilitando o acesso a dados dos pacientes e identificação de ensaios clínicos relevantes

(Imagem: raker/Shutterstock)

Um novo aplicativo de inteligência artificial chamado CareIntellect for Oncology promete economizar tempo para médicos especializados no tratamento do câncer. A ferramenta anunciada pela GE HealthCare ajuda oncologistas a acessar rapidamente o histórico e a progressão da doença de seus pacientes, evitando que precisem vasculhar registros complexos.

Segundo a Dra. Taha Kass-Hout, diretora global de ciência e tecnologia da GE HealthCare, muitos dados de saúde não são utilizados, dificultando a análise e sobrecarregando os médicos.

O CareIntellect pode resumir relatórios clínicos, identificar desvios nos planos de tratamento e sinalizar exames perdidos, facilitando a tomada de decisões. Além disso, a ferramenta ajuda a localizar ensaios clínicos relevantes para pacientes, economizando horas de trabalho.

Dados de relatórios clínicos que não são utilizados ainda atrasam muito os médicos que tratam o câncer – Imagem: ORION PRODUCTION/Shutterstock

Aplicativo deve ficar disponível para profissionais da saúde em 2025

  • Previsto para estar amplamente disponível em 2025, o aplicativo baseada em nuvem focará primeiro em câncer de próstata e mama.
  • Organizações de saúde já estão avaliando o uso do aplicativo.
  • A GE HealthCare também planeja lançar outros aplicativos sob a marca CareIntellect, buscando integrar essas ferramentas com outras iniciativas de IA em desenvolvimento.
  • Entre essas, está o Health Companion, que reúne agentes de IA especializados para apoiar médicos em diagnósticos e recomendações imediatas.

No fim, o objetivo da GE HealthCare é melhorar o atendimento ao paciente, reduzindo a sobrecarga dos clínicos e elevando o padrão de cuidados usando inteligência artificial.

Aplicativo vai focar inicialmente em casos de câncer de próstata e mama – Imagem: siam.pukkato/Shutterstock

As informações são da CNBC.

Fonte: Olhar Digital Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Gabriel Sérvio

Compartilhar matéria no
Novo aplicativo de IA ajudará médicos no tratamento do câncer