Nos deparamos constantemente com a palavra “superalimentos“, que se refere a alimentos com inúmeros benefícios para a saúde. Folhas verdes, chá verde e tantos outros já são bem conhecidos.

No entanto, talvez, você ainda não tenha escutado falar sobre o farro, um trigo antigo ainda muito consumido no mundo.

Você pode ter consumido o farro sem notar. Isso porque o grão é frequentemente incorporado a saladas, sopas, cozidos e se assemelha a cuscuz ou cevada.

A importância do farro é que ele carrega consigo várias propriedades benéficas à saúde, incluindo a perda de peso, a saúde da pele e proteção contra várias doenças.

O que é o farro?

O termo “superalimento” é relativamente recente, usado para descrever alimentos excepcionalmente saudáveis.

Porém, o farro nada tem de novo – ele é cultivado no Oriente Médio e no Mediterrâneo há milhares de anos. Com o tempo, caiu em desuso à medida que o trigo moderno acabou sendo mais produzido.

O trigo ao qual estamos acostumados, utilizado, por exemplo, em pães, massas e biscoitos, passou por tantos processos que perdeu parte de suas propriedades benéficas. Existem três variedades de farro: emmer, einkorn e espelta.

Benefícios do farro

Um dos principais benefícios do farro é a ajuda para emagrecer. Isso porque ele é rico em proteína e fibras, que são essenciais para saciedade, facilitando a perda de peso.

Além disso, estudos indicam que uma dieta rica em fibras pode diminuir o risco de doenças como: doença cardíaca, derrame, diabetes tipo 2 e câncer de cólon.

Além disso, a vitamina B é essencial para a saúde da pele e do cabelo, e adivinha? O farro é rico nesta vitamina, particularmente a vitamina B3.

Embora não existam estudos que relacionem diretamente a vitamina B3 ao crescimento do cabelo, o esperado é que a melhora da circulação sanguínea promovida pela vitamina possa estimular o crescimento.

Niacinamida, um tipo de B3, é abundante em produtos de skincare. Ela auxilia na formação de barreira cutânea, reduz inflamações e poros, entre outros problemas de pele.

Como consumir?

Uma das maneiras mais fácil de colher os benefícios deste superalimento é através de massas de espelta ou farinha, disponíveis na maioria dos supermercados.

A versatilidade do farro permite que ele acompanhe inúmeras receitas, desde saladas até pratos mais elaborados, garantindo que você consiga incorporar esse alimento altamente nutritivo em sua dieta diária.

Catraca Livre 

Compartilhar matéria no
O ‘superalimento’ pouco conhecido que tem benefícios no emagrecimento e reduz risco de diabetes
Foto: iStock/ozgurcankaya