Geralmente quando um paciente perde todos os dentes na mandíbula (completamente edêntulo) e passa a usar uma prótese total (dentadura), a falta de estabilidade e retenção desse tipo de prótese são os maiores problemas. Nesse caso, implantes dentários são instalados para auxiliar na retenção e fornecer estabilidade que permita ao paciente comer, falar e socializar melhor.
Overdenture consiste em uma prótese total que utiliza os implantes para melhorar a retenção e estabilidade na mastigação. Para esse tipo de prótese são necessários pelo menos dois implantes na arcada inferior. Já na arcada superior, a necessidade é de quatro implantes.
A prótese Overdenture tem dois tipos de encaixes: oring ou barra clip.

O Oring é um encaixe esférico que liga o implante à prótese como um botão.

A barra clip consiste em uma barra metálica fixa, unindo os implantes; na prótese é fixado um clip que encaixa na barra por pressão
É importante ter o conhecimento que a overdenture é somente apoiada sobre os implantes, ou seja, o osso e o tecido gengival são responsáveis também pelo suporte da prótese, uma vez que o número de implantes neste caso, não é suficiente para sua sustentação. Por isso a overdenture é uma prótese removível, o que permite ser retirada para higienização no dia a dia. A escovação dos orings ou barra é fundamental para a preservação dos implantes a longo prazo.
A manutenção deve ser anual para a troca dos componentes protéticos e/ou preenchimento interno da prótese (reembasamento) quando necessário. A Overdenture é indicada nos casos que não há possiblidade óssea de instalar mais implantes ou fatores relacionados ao custo.

Janaina Fontinelle (CRO 77668) –
O consultório fica na Rua Coronel José Brás, 783, Alto Cafezal. Telefones (14) 996768-4848, (14) 3221-4848.
E-mail: dra.janainafontinelle@outlook.com