Apelidado de “Ozempic natural” pelos usuários, o composto é a berberina. Trata-se de um fitoterápico, ou seja, um medicamento obtido a partir de plantas medicinais, especialmente das espéciesPhellodendron chinense e Rhizoma coptidis. Vendida em cápsulas concentradas de cerca de 500 mg, tem um preço médio de R$ 60 o pote com 60 cápsulas.
“É verdade que ela ajuda no processo de emagrecimento, mas quando está aliada a várias outras mudanças comportamentais e alimentares”, diz a nutricionista Aline Xavier Maboni, de Brasília.
De acordo com Maboni, quando usada na dosagem correta, a berberina ajuda a equilibrar a microbiota intestinal e diminui os níveis de triglicerídios e colesterol alto, o que faz com que o corpo passe por uma espécie de desintoxicação.
“A berberina ajuda a aumentar o tecido adiposo marrom, que é um tecido metabolicamente ativo. É como se ela ajudasse na queima de gordura ao transformar o acúmulo que era estável em uma gordura mais disponível para gerar calor”, diz Aline.

Perigos
O preço acessível levou vários tiktokers a promover dietas com a berberina. “Comecei a tomar a beberina porque fazia tudo certo, comia bem, malhava, mas não conseguia ver meu peso cair”, diz Savannah, usuária da rede que alcançou mais de 1 milhão de curtidas em seus vídeos sobre o produto.
Assim como ela, começaram a aparecer também relatos de influenciadores que dizem ter sofrido com efeitos colaterais ao tomar a berberina, tais como desconforto abdominal e diarreia.
“Geralmente, estes efeitos estão associados com um consumo excessivo, superior a 1g de substância por dia”, aponta Aline. Para ela, o exagero ocorre porque as pessoas estão buscando o suplemento como milagroso.
“As pessoas estão sempre em busca de algo milagroso, que permita emagrecer sem esforço, o que não é possível. Se não houver a busca de um comportamento saudável, nunca haverá emagrecimento efetivo. As redes sociais promovem estas substâncias, gerando ansiedade nas pessoas, o que pode levar até a distúrbios alimentares no futuro”, afirma a nutricionista.
Faltam estudos que comprovem a efetividade do uso de berberina para emagrecimento, ainda que realmente se aponte uma queda do colesterol na maioria dos usuários. A berberina é contraindicada para mulheres grávidas e lactantes, pois as plantas de onde ela é retirada contém substâncias que estimulam a movimentação do útero e que podem causar icterícia em recém-nascidos.

Compartilhar matéria no
Ozempic natural? Suplemento fitoterápico composto por “Berberina” promete magrecimento rápido e viraliza nas redes digitais com Influenciadores