A incidência de constipação crônica aumenta com a idade. Um novo estudo de pesquisadores do Mass General Brigham compara cinco dietas comuns para determinar a eficácia da prevenção da constipação crônica em adultos de meia-idade e idosos.

A equipe estudou mais de 96.000 adultos por vários anos para entender como diferentes hábitos alimentares afetam o risco de desenvolver a doença gastrointestinal crônica. Eles descobriram que pessoas que seguiam uma dieta mediterrânea ou baseada em vegetais tinham menor probabilidade de desenvolver constipação. Os resultados foram publicados na  revista Gastroenterology .

“A constipação crônica afeta milhões de pessoas e pode impactar significativamente a qualidade de vida do paciente”, disse o autor sênior  Kyle Staller, MD, MPH , da Divisão de Gastroenterologia do Hospital Geral de Massachusetts, membro fundador do sistema de saúde Mass General Brigham. “Nossas descobertas sugerem que, à medida que envelhecemos, certas dietas saudáveis ​​podem trazer benefícios ao nosso intestino além dos benefícios cardiovasculares conhecidos.”

Já foi estabelecido que dietas saudáveis ​​podem melhorar os sintomas da constipação, mas este é o primeiro estudo a mostrar que certas dietas podem prevenir o desenvolvimento de constipação crônica. “Sempre presumimos que os benefícios de uma dieta saudável seriam impulsionados pelas fibras, mas nossas análises mostraram que o benefício dessas dietas saudáveis ​​na constipação era independente da ingestão de fibras”, disse Staller.

Utilizando dados do  Nurses’ Health Study , Nurses’ Health Study II e do Health Professionals Follow-Up Study, os pesquisadores monitoraram os padrões alimentares de adultos de meia-idade e idosos e examinaram quem desenvolveu constipação crônica, definida como a presença de sintomas por pelo menos 12 semanas em um ano.

As dietas incluídas na análise foram a dieta mediterrânea, a dieta à base de plantas, a dieta com baixo teor de carboidratos, a dieta ocidental e a dieta inflamatória. Indivíduos que aderiram a uma dieta ocidental ou inflamatória apresentaram maior probabilidade de desenvolver constipação crônica.

Além disso, os participantes que seguiram uma dieta com baixo teor de carboidratos não apresentaram um efeito significativo.
“Nossas descobertas sugerem que uma dieta rica em vegetais, nozes e gorduras saudáveis ​​pode ajudar a prevenir a constipação crônica em adultos de meia-idade e idosos”, disse Staller.

Pesquisadores

Autoria:  Além de Staller, os autores do Mass General Brigham incluem Braden Kuo, Madeline Berschback e Andrew T. Chan.
Divulgações:  Andrew T. Chan atuou como consultor para a Pfizer Inc. e a Boehringer Ingelheim. Kyle Staller recebeu financiamento para pesquisa da Ardelyx e da ReStalsis e atuou como consultor para a Ardelyx, Gemelli Biotech, Laborie, Mahana, ReStalsis, Salix e Takeda. Braden Kuo foi consultor para a Ironwood, Takeda, Atmo, Restalsis e Pahthom. Nenhuma outra divulgação foi relatada.
Financiamento:  Este trabalho foi apoiado pelos Institutos Nacionais de Saúde (U01 CA167552, UM1 CA186107, P01 CA87969, U01 CA176726, K23DK120945).
Artigo citado:  Wang Y.,  et. al. “ Padrões alimentares e constipação crônica incidente em três coortes prospectivas de adultos de meia-idade e idosos”  Gastroenterologia . DOI: 10.1053/j.gastro.2025.06.020

Sobre o Mass General Brigham

O Mass General Brigham é um sistema de saúde acadêmico integrado que une grandes mentes para solucionar os problemas mais complexos da medicina para nossas comunidades e o mundo. O Mass General Brigham conecta um continuum completo de cuidados por meio de um sistema de centros médicos acadêmicos, hospitais comunitários e especializados, um plano de saúde, redes médicas, centros de saúde comunitários, atendimento domiciliar e serviços de cuidados de longa duração. O Mass General Brigham é uma organização sem fins lucrativos comprometida com o atendimento ao paciente, pesquisa, ensino e serviço à comunidade. Além disso, o Mass General Brigham é uma das principais organizações de pesquisa biomédica do país, com vários hospitais-escola da Faculdade de Medicina de Harvard. Para mais informações visite 

massgeneralbrigham.org

Compartilhar matéria no
Pesquisadores do Mass General Brigham compararam cinco dietas comuns para descobrir qual era mais eficaz na manutenção da saúde intestinal. Veja se você faz certo para viver mais e melhor