Em procedimento inédito, cirurgião bucomaxilofacial Cláudio Maldonado Pastori
realiza reconstrução de côndilo mandibular com prótese articular customizada

O côndilo mandibular, também conhecido como cabeça da mandíbula, é uma importante parte da ATM (articulação temporomandibular). Essa estrutura pode sofrer com condições tais como síndromes, anquilose, traumas, sequelas de fraturas, entre outras, que demandam correção cirúrgica para reestabelecer a qualidade de vida do paciente.

Esse delicado procedimento, até pouco tempo atrás, era realizado em diversas etapas totalmente artesanais, o que aumentava o tempo entre a primeira consulta até a resolução definitiva do caso. Mas as evoluções proporcionadas pela tecnologia tornaram possível o aperfeiçoamento e digitalização de etapas, tais como o escaneamento bucal e o planejamento 100% digital, bem como a confecção de próteses em titânio totalmente personalizadas.

O procedimento, considerado de alta complexidade, foi realizado pela primeira vez em Marília sob o comando do chefe do serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Santa Casa de Misericórdia de Marília e responsável pelo IROM – Instituro de Reabilitação Oral e Maxilofacial, o cirurgião Claudio Maldonado Pastori.

O tratamento foi executado em uma mulher com anquilose – rigidez da articulação provocada por uma lesão prévia, causando severas limitações funcionais e dores intensas. “Após outros procedimentos e enxerto, ela nos procurou e então indicamos a colocação da prótese bilateral e reconstrução da ATM”, explicou Pastori.

O procedimento teve duração de sete horas e consistiu na colocação de prótese de titânio customizada com tecnologia digital.  “Usamos o planejamento digital, feito em um software avançado. Com isso é possível obter as guias de corte, planejamento da prótese feita sob medida para substituir uma parte do crânio e uma parte do côndilo – tal qual se faz com próteses de quadril, por exemplo. Aqui ocorre o mesmo. É uma reabilitação que permite devolver o movimento ao paciente com um material altamente compatível com o corpo humano, permitindo reestabelecer aspectos funcionais, como a função mastigatória, além dos benefícios para estética e fonação”.

Como resultado, a equipe conseguiu devolver o movimento às duas articulações comprometidas da mandíbula. Também foi realizada a cirurgia ortognática para a correção de deformidades. O cirurgião agradeceu a participação dos também cirurgiões bucomaxilofaciais Marcos Moro e Flávio Ferraz, além da equipe do SAM (Serviço de Anestesiologia de Marília) e da Enfermagem da Santa Casa de Marília. “Também tivemos o apoio da instrumentadora Cristiane e do Felipe Martarelli no registro do procedimento. O nosso muito obrigado a todos, que não mediram esforços para que tudo ocorresse da melhor forma”.

DEPOIMENTO

Roxanne Rodriguero

Paciente

Não sei se minhas palavras podem transmitir como foi e como está sendo minha experiência junto ao IROM. Tinha uma severa limitação em abrir a boca, anquilose, atrofiamento dos músculos faciais, deformidades no maxilar, trazendo consequências graves para a minha alimentação, dicção e estética. Convivi com este problema por muito tempo, acostumei e aceitei. Mas por incentivo dos meus filhos, Gustavo e Victoria, e apoio emocional de meu companheiro Carlos Alberto Angelico, tomei uma atitude. (…) Nesta clínica encontrei profissionais confiáveis, disponíveis para ajudar, começando no atendimento inicial com as atendentes. Foi no IROM, sob os cuidados do cirurgião Cláudio Maldonado Pastori, que veio a esperança de me reabilitar. A cada atendimento, as palavras, orientações e principalmente a calma e a tranquilidade que ele me transmitia, tornavam-me forte. E aí entendi que tudo aquilo que me incomodava e me afastava das pessoas estava com os dias contados. O doutor Cláudio investiu e buscou solução. Enfim, no dia 14 de outubro de 2019, após sete horas de cirurgia, tecnologia, capacidade, ousadia, experiência, comprometimento, aliados ao planejamento de toda uma equipe, o sucesso foi garantido. Hoje estou sorrindo, minha simetria facial foi recuperada. Hoje eu posso dizer que sou a Roxanne de 30 anos atrás com a experiência dos meus 60 anos. Revigorei, revivi, recuperei, realizei um projeto importante na minha vida. Obrigada a todos vocês!

Gustavo Angelico

Filho da paciente

A vida toda acompanhei de perto e sempre torci para que minha mãe um dia pudesse realizar uma cirurgia que fosse definitiva e que, com isso, voltasse a ter uma vida normal. Hoje, a realização dessa cirurgia junto com a fisioterapia e a força de vontade, que minha mãe tem de sobra, deu a ela a possibilidade de poder voltar a fazer coisas que são simples para a maioria, mas que antes era muito difícil de realizar, como um simples abrir de boca. Estou muito feliz com o resultado alcançado e acredito que muito mais está por vir!

Victoria Angelico

Filha da paciente

Admiro muito minha mãe por tomar a decisão de fazer uma cirurgia novamente. Confesso que fiquei preocupada e um pouco ansiosa por estar acompanhando o processo de longe. Estar longe da minha mãe já não é fácil, principalmente em um momento tão crucial como esse. Fiquei muito contente e extremamente satisfeita com o trabalho do doutor. Ver minha mãe feliz e se recuperando me enche de alegria! Apesar dos desafios, minha mãe, sempre com muita determinação, está melhorando a cada dia e atingindo as metas que antes não eram possíveis. Agradeço muito aos doutores, enfermeiros e todos que participaram desse processo. Vocês têm minha admiração! E para minha mãe, não tenho palavras para te dizer o quanto admiro sua coragem, determinação e garra!

SAIBA MAIS

O cirurgião buco-maxilo-facial Cláudio Maldonado Pastori (CRO-SP 36750) é diretor técnico do IROM – Instituto de Reabilitação Oral e Maxilofacial. É membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, membro do Conselho Mexicano Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e membro do corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia de Marília e Hospital Universitário Unimar, com mais de 80 trabalhos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais (Lattes completo: goo.gl/r2Aswn). O IROM fica na Rua Quinze de Novembro, 1058. Os telefones para contato são (14) 3422-5944  e (14) 99778-8288 (Whats’App).  Acesse: www.clinicairom.com.br

Compartilhar matéria no
Planejamento Virtual (Parte II)