Por Shelby Lum/AP
Comunicações do 

Mass General Brigham

Os coletes com peso são uma das últimas tendências de saúde que estão surgindo nas redes sociais. Há muitas alegações sobre seus benefícios: eles podem ajudar a perder peso e melhorar a força, a postura e até mesmo a densidade óssea. Mas o quanto disso é verdade?

Perguntamos a Sarah Eby , especialista em medicina esportiva do Mass General Brigham and Spaulding Rehabilitation, qual a função dos coletes com peso e os potenciais benefícios de incorporá-los ao seu treino.

Qual a função de um colete com peso?

Você usa um colete com peso (também chamado de colete de peso) sobre os ombros, geralmente durante exercícios como caminhada, corrida ou musculação. Pode ser composto por alças com peso que se prendem como as de uma mochila, ou por um colete completo que também envolve o peito.

Frequentemente, possui bolsos onde você adiciona ou remove pequenos pesos. O peso extra ajuda o corpo a trabalhar mais e aumenta o gasto energético. “Isso significa que você consome mais oxigênio e queima mais calorias do que queimaria ao se exercitar sem um colete com peso”, disse Eby.

Você pode encontrar diversas afirmações sobre os benefícios dos coletes com peso para a saúde. Pesquisadores ainda estão estudando como eles afetam o corpo durante o exercício.

Aqui estão alguns possíveis benefícios:

• Aumente o gasto energético e a carga muscular durante o treino.  O peso extra durante o exercício exige mais do seu corpo, fazendo com que você queime mais calorias e potencialmente desenvolva músculos mais fortes. “Usar um cinto de resistência durante exercícios com o peso do corpo, como agachamentos, afundos, subidas no step ou flexões, vai sobrecarregar esses músculos mais e dar um impulso extra em comparação com exercícios feitos apenas com o peso do corpo”, disse Eby.

• Melhore seu desempenho em corridas de velocidade.  O treinamento com colete de peso pode ser uma boa opção se você for um atleta que deseja aumentar sua potência em sprints.

• Melhore a saúde do coração.  “Todo exercício é bom para a saúde cardiovascular”, disse Eby. Mas pode haver um pequeno benefício em usar um colete com peso durante o exercício devido ao aumento da exigência sobre o corpo.

Segundo Eby, outras alegações sobre as vantagens do uso de coletes com peso têm menos evidências:

• Eles ajudam você a perder peso. Embora os coletes com peso possam ajudar a queimar mais calorias, Eby alerta que as evidências sobre sua eficácia na perda de peso ainda não são conclusivas.

Um  estudo  comparando dois grupos de idosos, um usando coletes com peso e o outro não, não relatou diferença significativa na perda de peso entre os dois grupos. No entanto,  outro estudo  encontrou benefícios na perda de peso e na composição corporal em adultos com obesidade que usaram coletes com peso por oito horas diárias.

• Eles melhoram a postura. Nenhum estudo investigou isso ou demonstrou que coletes com peso melhoram a postura. Se você está preocupado com a sua postura, Eby recomenda fisioterapia, como alongamentos específicos, exercícios de fortalecimento e treinamento neuromotor. Trabalhar com um profissional qualificado e seguir as recomendações do programa de exercícios para casa pode “reeducar” seu cérebro para posicionar e movimentar o corpo de maneiras que levam a uma postura melhor.

• Eles aumentam a densidade óssea e o crescimento. Uma alegação popular relacionada aos coletes com peso sugere que eles ajudam a manter a densidade óssea, especialmente para pessoas com osteoporose ou que estão na perimenopausa ou menopausa. No entanto, um estudo investigou isso e relatou que o uso de um colete com peso isoladamente não reduziu a perda óssea em adultos mais velhos. A terapia hormonal pode ser um tratamento mais eficaz para prevenir a perda óssea durante a menopausa.

• São bons para o crescimento muscular. Coletes com peso podem ajudar a desenvolver músculos durante certos exercícios, como usar o simulador de escada. Mas Eby aconselha que a melhor maneira de desenvolver os músculos é através do treinamento de resistência. Isso significa exercitar um músculo trabalhando toda a sua extensão contra algo, como uma faixa elástica ou um peso livre. Usar um colete com peso durante as atividades normais do dia a dia não oferece o mesmo benefício, embora usá-lo ao fazer exercícios com o peso do corpo (como agachamentos ou flexões) proporcione benefícios semelhantes.

Como começar a usar

Se você quiser experimentar usar um colete com peso no seu próximo treino, Eby recomenda começar com um colete que tenha 5% do seu peso corporal. Se você pesa 72 kg (160 libras), por exemplo, pode considerar usar um colete com peso de 3,6 kg (quatro libras). Certifique-se de que o colete esteja bem ajustado e que o peso não prejudique seu equilíbrio.

Um estudo  mostrou que corredores que usaram coletes com peso equivalente a 5% da sua massa corporal conseguiram manter seu nível normal de desempenho. Mas quando aumentaram esse peso para 10%, o desempenho deles caiu.

“Comece com pouco peso e vá devagar. Você não quer sobrecarregar o corpo e correr o risco de se lesionar”, disse Eby.

“Você pode aumentar o peso à medida que seu corpo se adapta.”
Eby recomenda consultar seu profissional de saúde antes de iniciar qualquer nova rotina de exercícios.

Você pode querer evitar o uso de colete com peso se tiver:

• Dor no pescoço, ombro ou costas
• Artrite, dor nas articulações ou outras lesões, como nos quadris, joelhos ou tornozelos.
• Problemas cardíacos como doenças cardíacas ou pressão alta podem ocorrer se o treino com colete de peso exigir mais esforço do coração.

Eby enfatiza a importância de simplesmente sair e se exercitar. “Se um colete com peso motivar alguém a dar uma caminhada, essa pessoa definitivamente deve usá-lo”, disse ela.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam que adultos façam pelo menos 150 minutos de exercícios de intensidade moderada por semana, que podem incluir caminhada, musculação ou outro tipo de atividade física. “Seja distribuindo os exercícios ao longo da semana ou reservando-os para o fim de semana, o importante é se exercitar.” 

Compartilhar matéria no
Potencialize seu treino com um colete com peso? Sim. Especialista em medicina esportiva do Mass General Brigham and Spaulding Rehabilitation destaca os benefícios. Entenda tudo