
Representando a Universidade Federal de São Paulo e o Hospital de Olhos de Assis, o Prof. Dr. Maurício Maia esta realizando cirurgias ao vivo na Argentina, com técnica e corante inovadores.
“Estamos indo hoje para a Argentina, onde vamos fazer cirurgias ao vivo em Buenos Aires. Estaremos representando a Universidade Federal de São Paulo e o Hospital de Olhos de Assis. E, sobretudo, nosso país, o Brasil. Nós vamos fazer uma cirurgia inovadora, usando corantes que foram desenvolvidos aqui e são usados hoje no mundo inteiro”, destacou.
Segundo Maia, esses inovadores corantes auxiliam a ver pequenas membranas de um milímetro dividido, às vezes, quinhentas ou até mil vezes. “E esse corante já está em várias partes do mundo. Foi desenvolvido aqui no Brasil, procedimento do qual tivemos a honra de participar da pesquisa e do desenvolvimento dele. E nós vamos fazer essa demonstração na Argentina”, ressaltou.

Inovadores corantes auxiliam a ver pequenas membranas de apenas um milímetro dividido, às vezes, de quinhentas em até mil vezes
Inovação Mundial: O novo corante oftálmico BLutein™️
O novo corante oftálmico BLutein™️ representa um avanço extremamente importante para a cirurgia oftalmológica porque a luteína é fundamental para o olho humano. Na retina (mácula) é onde se formam as imagens coloridas com nitidez. E essa base natural inventada por cientistas e cirurgiões de retina, dentre eles o Prof. Dr. Maurício Maia, traz diversos benefícios, pois esses corantes atuam de diversas formas e proporcionam vários benefícios.
Entre eles, melhoram a visibilidade de estruturas delicadas que necessitam ser removidas cirurgicamente do olho, como a membrana limitante interna, a primeira camada da retina, que possui uma espessura de 1 a 3 micrômetros (1 milímetro dividido por 300 a 1000 vezes). Daí sua necessidade na etapa intraoperatória, que necessita ser realizada com extrema urgência.
Além disso, o novo corante reduz o tempo de cirurgia e melhorar a segurança, através de um perfil de não toxicidade em relação aos atuais.

Parceria da inovação científica contou com o apoio da Bausch & Lomb, que faz sua produção e comercialização mundial
Outro diferencial técnico é que, pela primeira vez na história da medicina, está no uso intraoperatório de cristais de luteína com outros corantes, oferecendo ainda mais segurança, precisão e facilidade aos procedimentos cirúrgicos oftalmológicos. Entre esses procedimentos, a Cirurgia de Catarata e Glaucoma (CORANTE BLUEIN 200®️); descolamentos de retina; retinopatia diabética e complicações na cirurgia de catarata, dentre inúmeras outras doenças da retina que podem levar à cegueira (CORANTES BLUEIN 300®️, BLUEIN 400®️ e BLUEIN 500®️)
Sobre o Prof. Dr. Maurício Maia
Prof. Dr. Mauricio Maia, PhD Diretor do serviço de cirurgia de retina e vítreo do Hospital de Olhos Oeste Paulista e Professor Afiliado e da Pós-Graduação do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal o Paraná (1996), especialização em oftalmologia pela Universidade Federal do Paraná (1998), subespecialização em Cirurgia Vitreorretiniana pelo Hospital de Olhos do Paraná (2000) e pelo Instituto Oftalmológico Wilmer (2002), afiliado ao Hospital e Universidade Johns Hopkins, Baltimore, EUA.
Tem Doutorado em Medicina pelo Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (2004) e pós-Doutorado em Cirurgia e Experimentação em Oftalmologia na mesma instituição (2007). Atua como professor na área de cirurgia vitreorretiniana. Professor afiliado do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP e Professor da Pós-graduação da mesma instituição.

Tem experiência nas áreas de cirurgia oftalmológica, em especial cirurgia vitreorretiniana, atuando principalmente nos seguintes temas: Cirurgia de Buraco Macular, Remoção de Membrana Limitante Interna, Descolamento de Retina Tracional, Trauma Ocular, Vitrectomia Primária, Cirurgia de Retinopatia Diabética, Manejo de Oclusões Vasculares Retinianas, Uso do Avastin Intra Vitreo, Uso da Triancinolona Farmacêutica. Tem larga experiência em cirurgia de retina e vítreo e várias palestras proferidas no Brasil e no exterior. Presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), atualmente
Maurício Maia é o novo presidente da Sociedade Pan- Americana de Retina e Vítreo.