Os profissionais de saúde, da ação estratégica “O Brasil Conta Comigo”, que estão na linha de frente no combate ao COVID-19, têm disponível suporte psicológico ofertado pelo Ministério da Saúde. Essa medida visa cuidar da saúde mental dos profissionais contratados pelo Governo Federal para auxiliar os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) nas ações de enfrentamento à pandemia nos estados.

O apoio psicológico a esses profissionais é resultado da parceria do Ministério da Saúde e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). “O Ministério da Saúde entende que os cuidados com a saúde mental desses profissionais não podem esperar, e medidas de intervenção visando reduzir o impacto dessa pandemia implica em esforços a curto, médio e longo prazo, concentrados na preservação de vidas”, enfatiza a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro.

A ação estratégica “O Brasil Conta Comigo” foi criada com o intuito de auxiliar os gestores federais, estaduais, distritais e municipais do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto às ações de enfrentamento à COVID-19. São cadastros nacionais, capazes de identificar os profissionais/estudantes, suas especialidades, localização e disponibilidade para trabalhar.

Compartilhar matéria no
Profissionais de saúde contam com suporte psiquiátrico no SUS