O prefeito Daniel Alonso lançou oficialmente na manhã desta quarta-feira, dia 22 de abril, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, o Programa “Melhor em Casa”, em parceria com o Ministério da Saúde, sendo habilitado para o município de Marília através da portaria nº 3654, de 17 de dezembro de 2019.

O Programa Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas para locomoção a um serviço de saúde, trabalhando a prevenção, cura, paliação e reabilitação, visando diminuir o número e o período de internações hospitalares e proporcionar ao cidadão um cuidado humanizado próximo a sua rotina e junto a sua família.

“Será a segurança do hospital no conforto do seu lar. É um programa que vai complementar o Proiid (Programa Interdisciplinar de Internação Domiciliar), pois atenderá também crianças, a zona rural e os distritos. Desejo muito sucesso às equipes que estão trabalhando na linha de frente desse programa”, disse o prefeito Daniel Alonso.

A implantação do programa Melhor em Casa quebra um tabu de dez anos, como explica Edinalva Neves Nascimento. “Foi uma batalha de dez anos para conseguirmos a implantação desse programa em Marília. Foi preciso ter um prefeito que abraçasse a nossa causa e, depois de dez anos, esse nosso sonho torna-se realidade.

Agradeço ao prefeito Daniel que viabilizou a vinda do Melhor em Casa, com todo apoio dos ex-secretários Kátia Santana e Ricardo Mustafá e agora do secretário Cassinho.”

Como funciona

A equipe multidisciplinar de atenção disciplinar (EMAD) e a equipe multidisciplinar de apoio (EMAP) atenderão nas áreas rurais e distritos e as crianças de todo o município, com média de 60 pacientes simultaneamente, prestando atendimentos minimamente semanais por até 90 dias.

A EMAD é formada por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta; enquanto a EMAP conta com fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional e assistente social.

O secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, afirmou que o Programa Melhor em Casa vai trabalhar em parceria com o Proiid.

“Marília já tinha o Proiid, em parceria com o Governo do Estado, e agora contamos também com o Melhor em Casa, que irá complementar o atendimento, pois inclui também crianças, zona rural e distritos. As equipes trabalharão em conjuntos, tendo como principal beneficiada a população de Marília. Parabenizo o prefeito Daniel por ter acreditado e tornado realidade esse sonho da saúde municipal”

Neste momento de pandemia, o programa Melhor em Casa irá auxiliar também no monitoramento dos casos suspeitos/confirmados de Covid-19 após alta hospitalar, com foco nos casos mais graves que necessitam de monitoramento pós a alta hospitalar.

Compartilhar matéria no
Programa ‘Melhor em Casa’ levará equipe médica para as residências